De mãe para filha. A franquia de estética que nasceu da nova geração

Hoje, a rede Onodera possui 54 unidades, em 14 estados do País e realiza mais de 60 mil tratamentos por mês

Edilaine Felix

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SÃO PAULO – Edna Onodera começou sua carreira empreendedora, nos anos 70, dando aulas de jazz nos fundos da academia de judô do marido. Em 1978, influenciada pela novela Dancin’ Days, começou a sonhar mais alto e a acreditar que poderia ter uma academia como a do personagem da novela, vivido por Ary Fontoura, neste momento nascia ideia de um espaço para beleza e saúde das mulheres.

Logo em 1981, encontrou um ponto na Aclimação, bairro da cidade de São Paulo, para montar sua primeira academia e no andar de cima, montou uma “salinha” de estética, que fazia limpeza de pele e massagem. A divulgação era feita colando cartazes nos pontos comerciais da região e chamando as pessoas da vizinhança para conhecer a academia. Com o passar dos anos, essa a salinha começou a tomar conta de toda a casa.

Quem nos conta essa história, é Lucy Onodera, filha de Edna, e atual responsável pela rede Onodera que conta com 54 unidades em diferentes estados do País. Em um época que a estética não era acessível para todas as classes sociais, Edna viajava para o exterior para conhecer as tendências e trazer novos produtos e aparelhos para incrementar sua clínica. 

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Depois de 15 anos no ramo, em 1995, Edna montou sua primeira clínica somente de estética. Com o avanço do negócio, a terceira foi aberta e Lucy entrou definitivamente no negócio. “Desde pequenininha eu já participava do negócio, até panfleto na rua eu entreguei. Nas férias escolares eu trabalhava com minha mãe e ganhava um dinheirinho para aproveitas as férias”, confessa.

Em 1998, quando entrou na faculdade para cursar Administração de Empresas, Lucy começou a trabalhar na Onodera. Nessa fase um amigo tinha uma rede de salão cabeleireiro e ela sempre dizia para a mãe: “Por que não podemos ter uma rede de clínicas de estética?” foi então que decidiu estudar o sistema de franquias.

Franchising
“Em 1999, comecei a pegar todas a ideias que estavam na cabeça da minha mãe, junto com uma consultoria de franquias e começamos a desenhar um modelo para a nossa empresa, criando procedimentos e analisando a viabilidade deste negócio para a Onodera”, diz Lucy. Em 2000 nasceu a rede de franquias.

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Três anos depois de começar a franquiar, os problemas apareceram. Lucy diz que eram problemas com a seleção, “abria para qualquer um, assinava contrato com todos que procuravam”. A falta de maturidade para fazer a gestão do negócio e o treinamento adequado, trouxe problemas e o fechamento de algumas unidades.

Comandando o negócio de franchising da rede, em 2006, Lucy decidiu que precisava reposicionar a marca e uma nova reviravolta aconteceu: nos três anos seguintes cresceu entre 25% e 30% ao ano. De 2008 a 2010 não cresceu em novas unidades, e sim evoluiu em unidades já abertas – devido ao aumento nos preços dos imóveis e a falta de pontos comerciais. “O processo seletivo também ficou mais rigoroso”

Neste ano, com a melhora do mercado imobiliário para pontos comerciais, a rede fechou mais contratos, e a partir de 2013 a Onodera deve inaugurar 12 novas unidades.

Cada uma com seu negócio
Lucy, seguindo o exemplo de sua mãe, viaja bastante para conhecer as novidades do mercado de beleza e estética. “Viajo muito, vou para congressos, feiras, tanto de estética como de medicina”. No entanto, ela destaca que hoje as novidades “chegam” por aqui com muito mais facilidade do que no início, quando sua mãe começou.

A rede de franquia, que soma 46 unidades, é de responsabilidade da Lucy. Ela também responde pelo centro de pesquisa e desenvolvimento, da equipe técnica da clínica e equipamentos das clínicas, sua mãe administra oito da dez unidades próprias.

A média mensal de faturamento por unidade é de R$ 107 mil. “Em 2013, devemos crescer cerca de 15%”. Lucy tem mais dois irmãos que atuam em outros negócios e a sua irmã é responsável pela distribuição de produtos da rede.

Lucy orgulha-se em dizer que de cada 10 clientes da Onodora, seis renovam o tratamento na rede, ou seja, 58% das clientes voltam para realizar o mesmo ou outro tratamento. Ela destaca também que a clínica tem uma universidade virtual que oferece treinamento para franqueados da rede, com cursos presenciais e on-line para que os franqueados possam se atualizar sobre os tratamentos, as novidades, fazer testes e provas de reciclagem.

Sobre a rede
Hoje, a rede Onodera possui 54 unidades, em 14 estados do País e realiza mais de 60 mil tratamentos por mês. Entre os profissionais que atuam na rede estão fisioterapeutas, nutricionistas, massagistas, consultoras e médicos.

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