DDD em SP: ligações entre cidades da área 11 sofrem mudanças a partir de sábado

Telefônica avisa que chamadas de DDD 11 devem ser precedidas de código de prestadora; tarifas permanecem inalteradas

Publicidade

SÃO PAULO – A partir da zero hora deste sábado, dia 26 de fevereiro, quem fizer ligações interurbanas entre as cidades da região metropolitana de São Paulo e as demais com código DDD 11, deverá discar o código de seleção de prestadora para ter as chamadas completadas.

A Telefônica, concessionária de telefonia fixa do Estado, anunciou que a mudança ocorre apenas na forma de discagem, e esclarece que a forma de tarifação e cobrança permanece a mesma. Ou seja, as chamadas originárias da região metropolitana de São Paulo (inclusa a capital) para um município como Jundiaí, por exemplo, continuam tarifadas como longa distância.

As mudanças são decorrentes de determinações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) após a conclusão do processo que dividiu as áreas locais. Dentro desse espaço, municípios vizinhos podem ligar entre si com tarifação local.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Código da prestadora: 15, 21 ou 23

Para efetuar a ligação, o assinante deve discar 0 + CSP (Código de Seleção da Prestadora) + 11 + o número do telefone. O mesmo procedimento se aplica para chamadas entre cidades de DDD 11 e fora da região metropolitana, como Bragança Paulista e Itu, por exemplo. Vale lembrar que o código da Telefônica é 15, a Embratel é 21 e a Intelig, 23.

Já as ligações ocorridas entre municípios dentro da região metropolitana são consideradas chamadas locais, sem sofrer alterações na maneira de discagem. A Telefônica avisa que as medidas são válidas apenas para os clientes de telefones fixos com código DDD 11.

Nas ligações a cobrar, o procedimento de discagem passa a ser 90 + CSP (Código de Seleção da Prestadora) + 11 + número de telefone.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que a tarifa cobrada pela Telefonica para ligações locais é de até R$ 0,13730 por pulso. O preço varia dependendo do horário e dia da semana.

Chamadas sem CSP serão interceptadas

Os clientes da Telefônica que estiverem com dúvidas em relação às cidades que fazem parte da região metropolitana de São Paulo e as demais que possuem código de área 11, podem ficar tranquilos.

As ligações feitas a partir de sábado sem o CSP serão interceptadas com uma mensagem informando sobre a mudança e a necessidade de se discar novamente utilizado o código da prestadora. Assim, quando não houver a mensagem significa que o usuário está ligando para uma cidade integrante da região metropolitana de SP, cuja tarifação é local.