Banco dinamarquês já oferece hipoteca com juros negativos

O Jyske Bank, o terceiro maior banco da Dinamarca, disse nesta semana que os clientes agora poderiam obter uma hipoteca de 10 anos com uma taxa de juros de -0,5%

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Um banco na Dinamarca está oferecendo hipotecas a uma taxa de juros negativa, efetivamente pagando a seus clientes o dinheiro emprestado para a compra de uma casa.

A hipoteca é uma linha de crédito que consiste em colocar um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo com juros baixos e prazos longos. Esse modelo ficou popular por oferecer um prazo de pagamento mais longo e por possibilitar um aporte maior de crédito. O cliente dá uma pequena entrada e parcela o restante do valor em até 30 anos, com juros mais baixos. 

Um novo capítulo na história da hipoteca

O Jyske Bank, terceiro maior banco da Dinamarca, disse nesta semana que os clientes poderão obter uma hipoteca de taxa fixa de 10 anos com juros de -0,5%, o que significa que os clientes pagarão menos que o valor emprestado.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Exemplificando uma taxa de –0,5%: se você comprar uma casa por US $ 1 milhão e pagar sua hipoteca integralmente em 10 anos, pagaria ao banco apenas US $ 995.000, graças à taxa negativa.

Entretanto, o comunicado oficial do banco diz que eventuais taxas e contribuições devem ser pagas pelo cliente, assim como custos de uma possível depreciação do imóvel durante os anos em que o financiamento é pago.

“É um novo capítulo na história da hipoteca”, disse Mikkel Høegh, economista do Jyske Bank, a uma emissora de TV dinamarquesa.

Continua depois da publicidade

“Ela [a taxa de juros negativa] atua como um ‘subsídio’ ao reembolso. E parcela se tornará cada vez menor à medida que a dívida for reduzida “, explica Høegh em nota.

A taxa negativa do Jyske Bank é a mais recente de uma série de ofertas de juros extremamente baixos oferecidos aos dinamarqueses

De acordo com o The Local, jornal dinamarquês, o Nordea Bank, o maior credor da Escandinávia, disse que oferecerá uma hipoteca de taxa fixa de 20 anos com juros de 0%. A Bloomberg informou que alguns credores dinamarqueses oferecem hipotecas de 30 anos a uma taxa de 0,5%.

Invista seu dinheiro e aproveite os juros brasileiros. Abra uma conta gratuita na XP. 

Também deve-se notar que as taxas negativas estão disponíveis em títulos hipotecários de curto prazo na Dinamarca desde maio e é oferecida por vários bancos do país. De acordo com a Bloomberg eles apenas foram disponibilizados diretamente aos consumidores.

“Nunca foi tão barato tomar emprestado”, disse à Bloomberg Lise Nytoft Bergmann, analista-chefe da unidade de finanças domésticas da Nordea na Dinamarca. “Pode parecer contra intuitivo para os bancos emprestarem seu dinheiro a taxas tão baixas – mas há uma lógica por trás disso”, completa.

A lógica da taxa negativa e o mercado volátil

O mercado financeiro mundial está enfrentando certa volatilidade e incerteza no momento. Os fatores incluem a guerra comercial EUA-China, o Brexit, e uma desaceleração econômica generalizada em todo o mundo – particularmente na Europa.

Muitos investidores temem uma crise substancial do mercado em um futuro próximo. Assim, alguns bancos estão dispostos a emprestar dinheiro a taxas negativas, aceitando uma pequena perda em vez de arriscar uma perda maior emprestando dinheiro a taxas mais altas que os clientes não serão capazes de pagar.

“É desconfortável pensar que há investidores dispostos a emprestar dinheiro por 30 anos e receber apenas 0,5% em troca”, disse Bergmann. “Isso mostra como os investidores estão assustados com a atual situação nos mercados financeiros e que não esperam uma melhora no curto prazo” explica o economista.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.