Bancos cortam juros do cheque especial após queda da Selic; confira valores

Banco do Brasil e Caixa anunciaram a diminuição  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano, o menor patamar da série histórica, na última quarta-feira (31). A expectativa é que o Banco Central anuncie mais cortes até o fim do ano 

Em meio a esse novo cenário, alguns bancos seguiram a decisão do Copom e anunciaram a diminuição de algumas taxas de juros das linhas de crédito. No caso do cheque especial, Caixa e Banco do Brasil anunciaram novos valores.  

No primeiro caso, a taxa mínima é 1,89% ao mês, e a taxa média do banco passa a ser de 9,99%, antes era de 13,45%. O valor passa a valer na próxima segunda-feira (5). Já o Banco do Brasil informou que dos atuais 1,99% ao mês, a taxa mínima passará a ser de 1,95% ao mês. O novo valor entra em vigor no dia 19 de agosto.   

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vale lembrar que esses são os valores mínimos. O Banco Central faz um estudo em que mostra média dessas taxas. Nesse caso, a Caixa tem uma média de 11,98% ao mês, enquanto o Banco do Brasil chega a cobrar 12,22%.  

O cheque especial exige muita atenção justamente porque os juros são bem altos. É um limite de crédito pré-aprovado pelo banco, que cobre o saldo negativo da sua conta. Ao ano, pode passar dos 500%. A modalidade pode destruir uma vida financeira: na prática, sempre evite usá-lo. Saiba como usá-lo, clique aqui.

Nesse caso, não é requisito uma análise de crédito: o cheque especial já está vinculado à conta corrente, então vira uma extensão da própria renda do cliente, caso não tenha controle e planejamento financeiro. O banco faz uma análise de perfil para liberar um limite maior ou menor do cheque especial.  

Continua depois da publicidade

Não use o cheque especial. Faça um planejamento financeiro e invista! Abra uma conta na XP – é de graça. 

Confira os novos valores do cheque especial:  

Banco   Taxa mínima ao mês   Média da taxa do Banco Central ao mês   Média da taxa do Banco Central ao ano  Diminuição  
Caixa   a partir 1,89%     11,98%    288,80%  Da taxa média geral: de 13,45% para a partir de 9,99%.  
Banco do Brasil   A partir de 1,95%  12,22%  298,82%  Sim: de 1,99% para a partir de 1,95% 
Santander   Não informou   14,81%  424,51%  Não  
Itaú   A partir de 2,6%   12,43%  308,01%  Não
Bradesco   Não informou   12,22%  298,82  Não  

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.