Cadastro positivo automático entra em vigor em um mês

Campanha obrigatória será veiculada em emissoras de TV e rádio ao longo deste mês  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A um mês da implantação definitiva do Cadastro Positivo automático em todo o Brasil, a Associação Nacional dos Bureaus de crédito (ANBC) estreia nesta segunda-feira (9) uma campanha nacional obrigatória de divulgação do banco de dados dos bons pagadores.

A campanha, a ser veiculada em TVs e rádios, ficará no ar por um mês até a data oficial de inclusão automática de todos os consumidores brasileiros no Cadastro Positivo. O intuito da divulgação é mostrar para que serve o banco de dados e esclarecer a possibilidade de excluir qualquer nome de forma gratuita.

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com essas informações será composto o score de crédito do consumidor, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais. Esse score ficará visível para empresas que concedem crédito, algo que, de acordo com o BC, tem potencial de reduzir os juros desse tipo de operação ao criar relações mais transparentes entre credor e tomador.

No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas.

O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos canais.

Continua depois da publicidade

Cuide do seu dinheiro e tenha um score impecável. Invista. Abra uma conta gratuita na XP. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney