Senado aprova projeto que torna automática adesão ao cadastro positivo

O texto segue agora para sanção presidencial de Jair Bolsonaro

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O plenário do Senado aprovou, por 66 votos a favor e 5 contra, na noite desta quarta-feira (13) o projeto de lei que torna automática a adesão de consumidores e empresas ao cadastro positivo de crédito, um banco de dados com o histórico de crédito do consumidor. O texto segue agora para sanção presidencial de Jair Bolsonaro.

O projeto torna compulsória a entrada no cadastro positivo de todas as pessoas físicas e jurídicas, com a criação de um banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados.

A Câmara concluiu no dia 20 de fevereiro a votação dos destaques apresentados ao projeto de lei. Mais cedo, com a aprovação do texto na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator do projeto, avaliou que a redação da Câmara dos Deputados melhora a dada pelo Senado.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A adoção de regras mais explícitas sobre a possibilidade de o cadastrado, tomador de crédito, cancelar sua inscrição no cadastro positivo aumenta a efetividade do exercício de seus direitos constitucionais fundamentais, como são os direitos da personalidade”, aponta o parecer do senador.

O cadastro é formado apenas por consumidores que solicitam a inclusão no banco de dados. Com o texto aprovado na Câmara, a inclusão no cadastro será automática, sendo que o consumidor que quiser sair terá de solicitar a exclusão.

Os dados serão geridos por empresas de crédito, que poderão definir uma nota para cada tipo de consumidor para classificá-los como bons pagadores ou maus pagadores. As empresas em geral poderão fornecer dados para o cadastro positivo, assim como as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Continua depois da publicidade

(Com Agência Estado)

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.