INSS paga 13º a aposentados e pensionistas nesta segunda-feira

O depósito será feito na folha de pagamento mensal do INSS até 10 de setembro

Mariana Zonta d'Ávila

Casal em café da manhã

Publicidade

SÃO PAULO – Aposentados e pensionistas começam a receber a partir desta segunda-feira (27) a primeira parte do abono anual, conhecido como 13º salário. O depósito será feito na folha de pagamento mensal do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) até 10 de setembro. 

A primeira parcela corresponde a 50% do valor de cada benefício, exceto para quem começou a receber depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Ao todo serão feitos 29,7 milhões de pagamentos no valor de R$ 20,7 bilhões, o que, segundo o governo, deve injetar R$ 21 bilhões na economia nos meses de agosto a setembro. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já a segunda parcela do 13º, que corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, será paga junto com os benefícios de novembro. 

Quem recebe?

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor seu 13ºsalário? Abra uma conta na XP