Cheque especial terá opção de juros mais baixos após 30 dias

A proposta tem como objetivo limitar o período que os clientes permanecem no cheque especial 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A partir do dia 1º de julho, os bancos passarão a oferecer uma nova modalidade de crédito aos clientes que usarem mais de 15% de seu limite do cheque especial por mais de 30 dias, segundo nota divulgada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) nesta terça-feira (10).

A proposta tem como objetivo limitar o período que os clientes permanecem no cheque especial, que, na teoria, é voltado somente para emergências e para ser usado por um curto período de tempo.

“Quando o consumidor ‘entrar’ no cheque especial, por exemplo, o banco deverá comunicar-lhe imediatamente, por meio de alerta, sobre a contratação do produto e que se trata de uma modalidade de crédito de uso temporário. O valor do limite de crédito do cheque especial disponível para utilização deverá ser informado nos extratos de forma clara e apartada de modo a não ser confundido com valores mantidos em depósito pelo consumidor na conta corrente”, escreveu a Federação sobre a nova medida. Caberá ao cliente aceitar ou não a nova proposta de crédito. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entendimento da Febraban, os correntistas que usam o cheque especial por mais de 30 dias precisam de linhas de crédito que se adaptem às suas necessidades, tanto em prazo quanto em juros. Em fevereiro, os juros do cheque especial estavam em 324,1% ao ano, ainda entre os mais altos do sistema financeiro. 

A oferta da linha de crédito alternativa será feita pelos próprios bancos após os 30 dias de uso do cheque especial. A adesão à medida não é obrigatória por parte das instituições..

A mudança é uma “resposta” ao pedido do BC de mudanças para reduzir o spread bancário. O presidente do BC, Ilan Goldfajn, já havia comentado em entrevista na semana passada que o cheque especial teria uma regulação na Febraban. 

Continua depois da publicidade

Invista seu dinheiro da melhor maneira: abra sua conta na XP Investimentos.