MP quer ampliar prazo e número de trabalhadores que podem sacar PIS atrasado

Pedido na Justiça quer liberação desde 2010 para até 1 salário mínimo

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo entrou com um pedido na Justiça para que sejam ampliados prazo e número de trabalhadores com acesso ao saque do abono salarial do PIS/Pasep em atraso. O pedido é para liberar atrasos desde 2010 – sendo que a Justiça já liberou, em SP e MS, o saque para quem perdeu o prazo entre 2012 e 2016. 

Uma decisão da 2ª Vara Cível Federal da capital paulista liberou o saque para quem falhou em respeitar a data de cada ano. A determinação foi que o BB e a Caixa convoquem trabalhadores que não sacaram entre 2012 a 2016 nos estados de SP e MS. 

O pagamento do abono é de um salário mínimo. Neste sentido, também há dúvidas sobre o valor a ser pago em atraso deve corresponder ao valor atual (R$ 954) ou ao da época a que se refere o pagamento. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tem direito ao abono quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebeu, no máximo, dois salários mínimos por mês e está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos. Também é necessário que a empresa tenha informado os dados corretamente ao governo. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney