Recuperação de crédito do consumidor em março é a menor histórica, diz Boa Vista

A queda de 4,3% no acumulado em 12 meses é a maior da série histórica, iniciada em janeiro de 2005

Estadão Conteúdo

Publicidade

O indicador de recuperação de crédito do consumidor da Boa Vista SCPC teve queda de 4,7% em março ante fevereiro. Na comparação com março de 2014, a retração foi de 2,9%. Em 12 meses, ante igual intervalo do ano anterior, a baixa é de 4,3%. E no primeiro trimestre o indicador caiu 3,6% em relação ao mesmo período de 2014.

A queda de 4,3% no acumulado em 12 meses é a maior da série histórica, iniciada em janeiro de 2005. “Em 2015, além da menor intensidade das transações no mercado de crédito, observa-se maior deterioração do cenário macroeconômico no Brasil – especialmente para o mercado de trabalho”, diz a Boa Vista em nota. Segundo a empresa, apesar de, no momento, os fundamentos do mercado de crédito permanecerem ainda em bons níveis, deve ocorrer uma ligeira deterioração nos próximos meses. Isso trará novo resultado negativo na recuperação de crédito, que deve fechar o ano com queda de 1,5% na comparação com 2014.

O indicador que considera a recuperação de crédito do consumidor apenas no setor varejista registrou recuo de 3,8% em março na comparação mensal e queda de 15,3% na variação anual. Na divisão por regiões geográficas, na margem o índice geral apresentou maior baixa no Centro-Oeste (-5,8%), seguido do Sudeste e Nordeste (ambos com -4,9%), Sul (-3,9%) e Norte (-1,2%).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras.