Controle suas finanças: 7 dicas para aprender lidar com o cartão de crédito

Avaliar alguns critérios do cartão de crédito auxiliam no controle dos gastos

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Usar o cartão de crédito de forma consciente e evitar usar recursos como a compra no rotativo e o pagamento apenas do mínimo das parcelas são importantes aliados do controle financeiro. Algumas dicas pontuadas pelo portal Meu Bolso feliz, uma iniciativa do SPC Brasil também podem ser úteis para ajudar o consumidor a usar o cartão de crédito de forma responsável e como aliado do planejamento financeiro. Confira: 

1 – Fique atento às taxas de anuidades dos cartões, que variam de uma administradora para outra. Se estiver insatisfeito com a sua, negocie os valores. 

2- Avalie seu cartão. Não adianta ter um “internacional”, que custa mais caro, se você não vai fazer compras no exterior. Os “nacionais” têm custos mais baixos. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Cuidado com o número de cartões na carteira – mais um motivo para o descontrole. “O consumidor organizado pode ter dois, três ou mais cartões, que não haverá problema. No entanto, uma parcela expressiva da população anda com mais de um cartão na carteira e, ainda assim, ignora a cobrança de juros e os riscos de não pagar uma fatura integral. 

4 – Administre seus gastos. Guarde comprovantes e examine atentamente o extrato mensal para saber, por exemplo, como pode economizar no próximo mês. 

5 – Compras parceladas devem ser feitas apenas se você tem o dinheiro para quitar as parcelas, mensalmente. Além disso, evite o acúmulo de parcelamentos. Se agora você não tem R$ 500 para fazer uma compra específica e faz um parcelamento e repete esse hábito por mais três meses, a soma das parcelas, daqui um tempo, também serão impossíveis de serem pagas.