Consumidor mostra cautela e busca por crédito fecha quase estável em 2013

Maior rigor na liberação de crédito contribuiu para fraco resultado dos números

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor mostrou mais cautela e o mercado mais rigor para liberação de crédito no ano de 2013, refletindo nos dados do setor. Levantamento realizado pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), revelou que a busca por crédito em todo o País diminuiu 0,3% no ano na comparação com o mesmo período de 2012.

Se analisado o mês de dezembro de 2013 frente ao mês anterior,  foi registrado recuo de 1,5% na contratação de crédito, descontando os efeitos sazonais. 

O resultado, praticamente estável no acumulado do ano, já era esperado uma vez que os diversos indicadores econômicos, que avaliam a oferta de crédito pelo maior rigor na seletividade, apresentaram desaceleração do crescimento ao longo do ano. O crédito para financiamento de veículos, por exemplo, um dos mais aquecidos nos últimos anos, registrou recuo de 3% no ano passado, de acordo com dados da Cetip.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pelo lado da demanda, a maior cautela do consumidor influenciou um ajuste no mercado de crédito e consumo, com a redução, por exemplo, da taxa de inadimplência, que no mês de dezembro  teve queda de 4,4% comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Avaliação por segmento
Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, quando confrontados os resultados acumulados em 2013, contra 2012, o setor financeiro não apresentou variação, enquanto no setor não financeiro houve queda de 0,7%. A demanda por crédito diminuiu em instituições financeiras e não financeiras, respectivamente 0,7% e 2,1%, contra novembro de 2013, após os ajustes de sazonalidade.

Em 2012 contra 2011, a demanda do consumidor por crédito cresceu 7,2% para o indicador geral, 2% para o financeiro e 11,8% para o não financeiro.