Juros para empréstimos e cheque especial iniciam ano em alta, revela Procon-SP

No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,40% e no cheque especial de 8,48% ao mês

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – As taxas médias de juros do cheque especial e empréstimos iniciaram o ano em alta, acompanhando o movimento de elevação da taxa Selic, de acordo com pesquisa revelada pelo Procon-SP. 

De acordo com dados coletados no dia 3 de janeiro, das sete instituições da amostra colhidas, três elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e duas elevaram suas taxas de cheque especial comparado ao mês de dezembro. 

No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,40% ao mês, superando em 0,10 ponto percentual a taxa do mês anterior, que foi de 5,30% ao mês. A maior alta verificada foi no Santander, que alterou de 5,99% para 6,49% ao mês, um acréscimo de 0,50 ponto percentual. A alta representa uma variação positiva de 8,35% em relação ao mês passado.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,48% ao mês, também superior ao do mês passado, que foi de 8,33% ao mês, e representando um acréscimo de 0,15 ponto percentual.

A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal, que alterou de 4,41% para 4,95% ao mês, uma variação positiva de 12,24% em relação ao mês passado. Mesmo com o aumento a CEF continua com a menor taxa entre os bancos pesquisados. 

A orientação do Procon-SP para o consumidor é que em um mês que tradicionalmente existem gastos extras como pagamentos de impostos (IPTU, IPVA) e compra de material escolar, o consumidor deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo.

Continua depois da publicidade

Entre os cuidados estão analisar a real necessidade de crédito, antes de comprometer seu orçamento; utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; pesquisar linhas de crédito mais baratas; evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e, finalmente, não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.