Quase dois milhões de famílias paulistanas terminaram 2013 endividadas

A Fecomercio-SP explica que apesar da redução dos índices inflacionários, o consumidor ainda apresenta dificuldades em equilibrar seu orçamento familiar

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O número de famílias paulistanas endividadas aumento em dezembro. Segundo levantamento da Fecomercio-SP, o número total de famílias com dívidas passou de 1,866 milhão em novembro para 1,928 milhão em dezembro.

De acordo com os dados, e 53,8% das famílias da capital possuíam algum tipo de dívida no mês, um aumento de 1,7 ponto porcentual em comparação aos 52,1% apurados em novembro. Em relação a dezembro de 2012, quando 46,3% das famílias estavam endividadas, houve alta de 7,5 pontos porcentuais. No último mês de 2012, o total de famílias endividadas era de 1,659 milhão, o que significa uma alta de 269 mil famílias.

A Fecomercio-SP explica que apesar da redução dos índices inflacionários, o consumidor ainda apresenta dificuldades em equilibrar seu orçamento familiar. Com isso, as famílias buscam novas formas de financiamento para manter o padrão de consumo, elevando o comprometimento da renda com dívidas, em um nível maior do que apresentados no ano anterior.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Renda
O estudo indicou ainda que entre as pessoas que ganham até 10 salários mínimos, o porcentual de endividados foi de 57,6%, uma alta de 0,1 p.p. em relação a novembro, enquanto que no grupo das que ganham mais de 10 salários mínimos foi de 42,7%, um aumento de 6,9 pontos porcentual em comparação ao mês anterior.

Em relação ao número de famílias endividadas com contas em atraso, o nível entre os paulistanos foi de 16,8% no mês de dezembro, um aumento de 2 p.p. em comparação a novembro. Analisando com dados de dezembro de 2012, houve aumento de 1 p.p. no quesito.

O principal tipo de dívida registrada no mês foi o cartão de crédito, sendo utilizado por 73,9% das famílias. Ele é seguido por carnês (17%); financiamento de carro (16,4%); crédito pessoal (10,7%); financiamento de casa (8,9%) e cheque especial (6,4%).