Maior rigor na liberação de crédito puxa para baixo venda de veículos em 2013

Famílias endividadas e juros altos dificultam liberação de crédito para categoria

Nara Faria

Wheel of car

Publicidade

SÃO PAULO – A economia menos aquecida e maior rigor para a obtenção de crédito foram as principais causas para a redução nas vendas de automóveis em 2013, aponta o presidente executivo da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Alarico Assumpção.

As vendas de veículos caíram 2,29% em 2013, na comparação com 2012, totalizando 5,458 milhões unidades no ano, puxadas pelo fraco desempenho do segmento automóveis, com recuo de 3,05%, na comparação com o ano anterior. Já a comercialização de caminhões e ônibus cresceu em média 14,36%.

“As famílias endividadas e o aumento quase gradual do juro no ano dificultaram o cadastro para compra de veículos e refletiram nos números deste segmento”, aponta Assumpção.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A perspectiva para o ano de 2014 também não aponta evolução, com um crescimento de quase zero estimado em todo o setor, de 0,21%. Para o executivo, o mercado deve permanecer muito mais criterioso, agregando um crescimento ainda reduzido da economia e o gradual redução dos descontos do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), além dos eventos esperados no decorrer no ano. “O ano de 2014 será atípico devido à postergação do Carnaval e as eleições programadas para este ano”, acrescenta.