Bancos registram mais prejuízos por conta da inadimplência

Apesar da alta nos prejuízos no 1º semestre, setor bancário está "dentro da normalidade"

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – Os prejuízos dos bancos privados com dívidas em atrasos superiores a 180 dias aumentaram 39% em relação ao mesmo período do ano passado, acumulando R$ 38 bilhões, de acordo com levantamento da Austin Rating. Entretanto, embora os bancos tenham levado mais calote, o sistema continua dentro da normalidade.

“Se fossem empréstimos só de 2012 os dados seriam muito preocupantes, no entanto são carteiras longas de crédito com atraso de mais de 180 dias e o sistema está dentro da normalidade”, explica o economista da Austin Rating, Luís Miguel Santacreu.

Oferta de crédito
Para Santacreu, oferta de crédito não é problema. Ele explica que houve anos que a expansão da carteira era de 20%, sendo que em 2012 estará perto de 16%. “Como houve retração na economia, o crédito seguiu o mesmo rumo”.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, os bancos estão percebendo a piora na qualidade do crédito e na inadimplência e assim, estão mais criteriosos na hora da concessão do crédito. “Apesar de menores, os lucros dos bancos continuam altos e o sistema bancário mantém a solidez. Ainda são resultados positivos e toleráveis”, diz.