Crédito com garantia

Crédito de antecipação de venda de imóvel: como funciona a modalidade

Entenda a diferença entre a antecipação de venda e o crédito com garantia de imóvel

Por  Mariana Amaro -

Vender um imóvel pode levar meses ou até anos. De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), seriam necessários 13,5 meses para escoar o estoque de imóveis prontos, em obra ou na planta, nos estados do Sudeste. 

Com isso, donos de imóveis que queiram vender a propriedade atual para comprar outra, podem enfrentar dificuldades nas transações. 

A Creditas deu uma nova roupagem ao seu crédito com garantia de imóvel para apresentá-lo como uma alternativa para esses clientes. Trata-se da Antecipação de venda. Casais com mais de 30 anos que moram em apartamentos são o principal público atraído para a linha de crédito que tem um ticket médio de R$ 300 mil. 

A maioria (77,5%) das pessoas que contrataram o produto o usaram para dar entrada em um imóvel novo ou reformar a propriedade atual para vendê-la por um preço melhor no futuro. Os outros 22,5% utilizaram o dinheiro para refinanciar dívidas ou investir na própria empresa. 

Segundo o head da Creditas Home, Ruy Chaves, o principal uso da linha de crédito é a possibilidade de não perder um bom negócio ou o imóvel dos “sonhos”. “Todo mundo que já passou por mudança sabe que é um período de caos. Se você está morando em uma casa e acha a sua dos sonhos, precisa sair correr para vender o imóvel atual e pode perder o poder de barganha. Nesse sentido, a antecipação permite uma liquidez imediata, que dá a chance de não só não perder a casa dos sonhos, como se desfazer do seu bem com mais tranquilidade”, afirma ao InfoMoney. Para isso, a linha de crédito oferece uma carência de até seis meses. 

Diferença da antecipação de venda para o crédito com garantia de imóvel

Na prática, não há nenhuma diferença entre um produto e outro. A antecipação de venda é um crédito com garantia de imóvel. “Mas sabemos que home equity ainda é um nome pouco conhecido no Brasil e causa estranhamento. O que queremos com esse produto é mostrar como o crédito pode ser usado e facilitar diferentes momentos da vida. Quando a gente ‘veste’ o produto e mostra que ele pode ser uma antecipação de venda, os benefícios ficam muito claros”, diz.  

Para Ruy, a solução serve para ajudar na negociação da venda ou troca de um imóvel. “Seja por pressa, necessidade ou desconhecimento de alternativas para liquidez, os consumidores acabam perdendo um valor considerável na hora de fechar a operação. Com a antecipação, conseguimos dar um prazo maior para que consiga planejar melhor a sua estratégia de venda ou troca de seu imóvel, além de orientá-lo em como fazer isso da melhor forma”, afirma.

De acordo com o head da Creditas Home, a maioria das pessoas ainda vê a venda de imóvel como única alternativa para liquidez. “Existe um medo do endividamento e das burocracias que vêm com isso”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe