Pagamento de ônibus com tecnologia NFC deve ser anunciado nesta quinta em São Paulo

O InfoMoney já havia antecipado que havia negociações para que as catracas aceitem a tecnologia NFC de cartões de crédito e débito

Ricardo Bomfim

Publicidade

*Notícia atualizada às 14h41 para acréscimo de informações. 

SÃO PAULO – A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deve anunciar nesta quinta-feira (12) a liberação do uso de cartões de crédito e débito nos validadores das catracas dos ônibus na cidade de São Paulo. A medida permitirá que o usuário de transporte público embarque sem bilhete único.

Essa informação foi confirmada por fontes nas empresas que participaram do projeto. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embora não confirme as negociações, Fernanda Caraballo, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard para Brasil, explica que a tecnologia utilizada nesses casos é a de Comunicação por Campo de Proximidade (NFC, na sigla em inglês). Ela permite que dispositivos que possuam chip compatível troquem informações sem o uso de cabos ou fios. 

Uma fonte que não quis ser identificada contou que a novidade no transporte público paulistano começará amanhã com um projeto piloto que durará três meses. Serão 200 ônibus que aceitarão inicialmente a nova tecnologia. 

A parte de bilhetagem será realizada por Empresa 1, Prodata e Digicom, a implementação da leitura do NFC nos validadores será operada em algumas linhas por Cielo (CIEL3) e em outras pela Stone. As bandeiras aceitas nos validadores são Mastercard e Visa. 

Continua depois da publicidade

Em 19 de agosto, o InfoMoney já havia antecipado que as companhias estavam em negociação com a prefeitura da capital paulista para implementar a novidade

Em nota enviada ao InfoMoney em agosto por ocasião da publicação da primeira matéria, a assessoria de imprensa da SPTrans informou que “trabalha constantemente para aprimorar os sistemas de cobrança de tarifa e recarga do Bilhete Único e efetua adequações necessárias de forma a permitir que as viagens de ônibus tenham confiabilidade, acessibilidade e conforto”. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Ricardo Bomfim

Repórter do InfoMoney, faz a cobertura do mercado de ações nacional e internacional, economia e investimentos.