Sem Parar anuncia pagamento com reconhecimento facial, nova marca e parceria com Nissan

Clientes Nissan terão isenção de mensalidade por um ano e desconto especial após esse período   

Giovanna Sutto

Pedágio na rodovia Castelo Branco

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SÃO PAULO – O Sem Parar anunciou nesta terça-feira (20) uma solução de reconhecimento facial para identificação em deslocamento e pagamentos. A novidade está sendo testada em São Paulo e começa a funcionar oficialmente em setembro, primeiramente no vallet Shopping Iguatemi e no Shopping Morumbi. 

Na prática, ao deixar o carro no vallet do estacionamento de um shopping, basta o cliente se aproximar e, ao ser identificado, a solicitação é enviada diretamente para o manobrista buscar o veículo sem a necessidade de senha ou uso do celular.

A ideia da empresa é cada vez mas levar ampliar o uso do Sem Parar para fora do carro e este é o primeiro passo, segundo explicou o Fernando Yunes, CEO da empresa, em evento para a imprensa em São Paulo.  

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“O desenvolvimento desta nova ferramenta vem da nossa missão de oferecer novas experiências cada vez mas fluidas para os consumidores, também fora dos carros”, diz o executivo. 

As pessoas que já são clientes vão poder atualizar seus cadastros nos totens disponíveis nos parceiros da empresa e começar a usar. A imagem do usuário é criptografada e armazenada em nuvem própria. A empresa investiu na integração sistêmica e implantação de hardware para oferecer segurança.

Em um outro exemplo, no aeroporto de Congonhas, o usuário que deixar o carro no estacionamento não precisará mas guardar o papel para retirá-lo quando voltar de viagem. Basta fazer a identificação no totem do Sem Parar. 

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Novos serviços 

Hoje, além de pedágios a empresa está presente em shoppings, estacionamentos, drive thrus e mais recentemente em lava-rápidos. Segundo Yunes, a empresa deve anunciar no próximo mês a parceria com mais duas redes para o uso no drive thru. Além disso, há um projeto piloto para pagamento em restaurantes e a empresa está em conversa com o varejo para oferecer mais opções. 

O CEO afirma que na nova modalidade de pagamento fora do carro, os usuários poderão escolher em ter o Sem Parar somente no carro ou a opção que permita que ele seja um meio de pagamento em outros lugares, como no restaurante. Mas isso não passa de projeto, por enquanto. 

A companhia está investindo na integração do segmento urbano, que compreende serviços de shopping, postos de gasolina e drive thru.

“Temos uma base de 5,5 milhões de clientes e estamos apostando no segmento urbano. Hoje, apenas 20% da nossa rede de uso são pedágios, o restante fica com os serviços da cidade”, diz o CEO. Por outro lado, 70% dos clientes aderem ao plano completo: pedágio mais serviços urbanos. 

Parceria com a Nissan 

O Sem Parar também informou uma parceria com a Nissan: os veículos da marca serão disponibilizados de fábrica com o sistema, que permite o pagamento dos serviço disponíveis usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa.

Os clientes Nissan receberão o carro com o adesivo e poderão optar por ativá-lo ou não. Se decidirem pelo acionamento junto ao Sem Parar, terão dois planos com valores e ofertas especiais.

O consumidor que decidir aderir ao serviço terá 12 meses de isenção de mensalidade caso opte pelo plano Cidades, que contempla estabelecimentos como estacionamentos, postos de combustíveis, drive-thrus de lanchonetes e lava-rápidos.

Já aqueles que têm interesse em um plano mais completo, com a opção de pedágios, ficarão isentos de quatro mensalidades. Após o fim desses prazos, o dono do carro que desejar manter o serviço contará com desconto especial: 10% da mensalidade. 

Atualmente, o Sem Parar está disponível em mais de três mil pontos de uso, considerando que já são 650 postos de combustível, mais de 1.300 estacionamentos e 300 drive thrus em todo o país.

Reposicionamento de marca 

A empresa também anunciou que seu logotipo irá mudar e todo o negócio está de cara nova. Do preto e vermelho, passa a ser rosa e a empresa acredita que o novo posicionamento reforça a consolidação da empresa: “mais digital, tecnológica e mais  presente nas cidades”, afirma Yunes. 

Veja: 

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.