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As marcas mais amadas pelos brasileiros de cada classe social

Com dados da Brand Footprint e levantamento elaborado pela Kantar, foi possível traçar um perfil de consumo das marcas mais presentes na vida do brasileiro de todas as classes 

prateleira mercado
(Shutterstock)

SÃO PAULO - É evidente que, com orçamentos diferentes, os consumidores costumam priorizar marcas de acordo com seu nível socioeconômico. Apesar disso, o levantamento Brand Footprint, feito pela multinacional de painéis de consumo Kantar, encontrou algumas similaridades entre as escolhas dos brasileiros em geral.

Colgate, Ypê e Coca-Cola aparecem no Top 5 de marcas preferidas entre todas as classes sociais do país. A primeira é uma das marcas mais consolidadas entre as diferentes classes: quarta marca preferida da classe C com 86,3% de penetração, e a quinta das classes AB e DE com 88% de penetração em ambas.

Já a marca de nacional de produtos de limpeza Ypê é a líder de consumo da classe DE, com 86,9% de penetração e segunda colocada entre os públicos AB e C, com 94,1% e 92,2% de penetração, respectivamente.

A Coca-Cola configura-se como a marca unanime e principal escolha entre os consumidores brasileiros e apresenta uma diferença mais clara entre os diversos públicos. Nas classes AB, a marca tem 88,8% de penetração, número que cai para 76,1% entre a DE. Ela subiu uma posição no ranking e aparece em segundo lugar entre as marcas preferidas das classes DE.

“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza” analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

O estudo da Kantar, após o levantamento dos dados pela Brand Footprint, gerou estatísticas interessantes que podem ser conferidas nas tabelas abaixo:

CLASSE AB: 

Posição 

 Marca 

Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração1) 

Escolhas do consumidor (frequência) 

Atos de Compra (consumer reach points2 – Milhões) 

Coca-Cola 

88,8% 

12,4 

162,0 

Ypê 

94,1% 

8,1 

137,0 

Sadia 

82,3% 

6,9 

89,0 

Italac 

76,0% 

6,7 

83,0 

Colgate 

87,7% 

6,1 

82,0 

Piracanjuba 

78,1% 

5,4 

70,0 

Omo 

80,0% 

5,9 

69,0 

Vigor 

70,6% 

6,8 

68,0 

Nestlé 

86,3% 

5,6 

67,0 

10 

Itambé 

64,4% 

7,3 

65,0 

CLASSE C  

Posição 

Marca 

Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) 

Escolhas do consumidor (frequência) 

Atos de Compra (consumer reach points – Milhões) 

Coca-Cola 

85,7% 

10,6 

246,0 

Ypê 

92,2% 

7,9 

240,0 

Italac 

77,8% 

6,4 

148,0 

Colgate 

86,3% 

5,9 

144,0 

Tang 

70,5% 

7,2 

138,0 

Nissin 

75,0% 

6,2 

126,0 

Qualy 

71,9% 

6,0 

117,0 

Nescau 

74,9% 

5,4 

115,0 

Soya 

77,7% 

5,2 

111,0 

10 

Piracanjuba 

72,5% 

5,1 

110,0 

CLASSE D

Posição 

Marca 

Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) 

Escolhas do consumidor (frequência) 

Atos de Compra (consumer reach points – Milhões) 

Ypê 

86,9% 

7,7 

107,0 

Maratá 

49,0% 

10,4 

95,0 

Vitarella 

54,6% 

9,3 

88,0 

Coca-Cola 

76,1% 

8,0 

82,0 

Colgate 

87,8% 

6,5 

80,0 

Soya 

84,3% 

6,5 

75,0 

Nissin 

77,3% 

6,5 

68,0 

Italac 

75,9% 

5,6 

61,0 

Sorriso 

81,7% 

5,4 

60,0 

10 

Tang 

66,4% 

6,2 

56,0 

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar. 

1 Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez.  

2 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.  

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