Rio aprova projeto de lei que cria “CNH de patinetes”

O condutor que possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) comum não precisa fazer o exame  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (13), um projeto lei (PL/535/19) que determina que os usuários de patinete deverão fazer uma prova no Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) para utilizar o equipamento nas ruas do estado. O texto ainda deve ser sancionado pelo governador Wilson Witzel para vigorar. 

Pelo projeto, condutor que possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisa fazer o exame. Se ele não tiver, será preciso fazer uma prova e se aprovado terá um número da “CNH do patinete” vinculado ao CPF.  Esse número deverá ser informado na hora do cadastro no app das empresas de patinetes. 

Ainda não é claro como funcionará o processo de fiscalização dessa autorização do Detran. O PL é de autoria dos deputados Alexandre Knoploch e Gustavo Schmidt, ambos do PSL. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra exigência é que as empresas  dos patinetes mantenham um cadastro com todos os condutores que usarem seus serviços, além de oferecer um canal de reclamações e serviço de atendimento ao cliente. Todos os veículos precisarão ter identificação unitária e não poderão ser usados em vias expressas, estradas e rodovias. 

Além disso, será preciso ter um seguro pessoal para fazer o aluguel do modal no Rio. Quem não tiver, precisará pagar R$ 1.700 para a empresa antecipadamente, como uma espécie de cheque caução, caso se envolva em algum tipo de acidente. 

“O benefício da micromobilidade – uma categoria de veículos leves, elétricos e utilizados para pequenos deslocamentos são inegáveis para percorrer distâncias que seriam muito longas para se fazer a pé e muito curtas para tirar o carro da garagem. No entanto, atualmente as regras que regulam a utilização dos transportes individuais elétricos são provisórias e os acidentes no Rio de Janeiro têm sido constantes”, diz uma nota divulgada pela Alerj. 

Continua depois da publicidade

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.