Em minhas-financas / consumo

Rio aprova projeto de lei que cria "CNH de patinetes"

O condutor que possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) comum não precisa fazer o exame  

patinetes
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (13), um projeto lei (PL/535/19) que determina que os usuários de patinete deverão fazer uma prova no Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) para utilizar o equipamento nas ruas do estado. O texto ainda deve ser sancionado pelo governador Wilson Witzel para vigorar. 

Pelo projeto, condutor que possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisa fazer o exame. Se ele não tiver, será preciso fazer uma prova e se aprovado terá um número da "CNH do patinete" vinculado ao CPF.  Esse número deverá ser informado na hora do cadastro no app das empresas de patinetes. 

Ainda não é claro como funcionará o processo de fiscalização dessa autorização do Detran. O PL é de autoria dos deputados Alexandre Knoploch e Gustavo Schmidt, ambos do PSL. 

Outra exigência é que as empresas  dos patinetes mantenham um cadastro com todos os condutores que usarem seus serviços, além de oferecer um canal de reclamações e serviço de atendimento ao cliente. Todos os veículos precisarão ter identificação unitária e não poderão ser usados em vias expressas, estradas e rodovias. 

Além disso, será preciso ter um seguro pessoal para fazer o aluguel do modal no Rio. Quem não tiver, precisará pagar R$ 1.700 para a empresa antecipadamente, como uma espécie de cheque caução, caso se envolva em algum tipo de acidente. 

“O benefício da micromobilidade - uma categoria de veículos leves, elétricos e utilizados para pequenos deslocamentos são inegáveis para percorrer distâncias que seriam muito longas para se fazer a pé e muito curtas para tirar o carro da garagem. No entanto, atualmente as regras que regulam a utilização dos transportes individuais elétricos são provisórias e os acidentes no Rio de Janeiro têm sido constantes”, diz uma nota divulgada pela Alerj. 

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP - é de graça. 

 

Contato