Em minhas-financas / consumo

Visa e Cielo lançam pagamento por NFC no metrô do Rio

Tecnologia está pronta para ampliação em outros meios de transporte ao redor do Brasil  

Pagamento por NFC
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O Metrô Rio, concessionária responsável pelo transporte metroviário da capital fluminense, anunciou nesta segunda-feira (29) o pagamento via NFC diretamente nas catracas das estações a partir de cartões de crédito Visa.

Catracas selecionadas de todas as estações de metrô da cidade agora têm embutida uma tecnologia da Visa que permite pagamento via cartão de crédito por aproximação.

Segundo Paulo Caffarelli, CEO da Cielo, as catracas receberam uma espécie de maquininha de pagamento comum do varejo que permite o pagamento na hora sem a necessidade de comprar bilhetes ou entrar em filas para encher cartões pré-pagos.

A iniciativa é uma parceria entre o metrô, Visa, Cielo, Banco do Brasil e Bradesco. Todos os cartões de quaisquer bancos com bandeira Visa habilitados para a tecnologia NFC já funcionam diretamente nas catracas para pagar pelo meio de transporte.

Carteiras digitais de smartphones, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, com esses cartões cadastrados, também estão habilitadas, bem como gadgets como a pulseira de pagamentos da Visa e smartwatches.

De acordo com Fernando Teles, country manager da Vida no Brasil, a tecnologia é pioneira mundialmente e já está apta a ser aplicada em outros meios de transporte (incluindo ônibus, por exemplo) e em outras cidades e países.

“Esse é um dos objetivos do projeto. Ele nasce hoje no Rio com aceitação total de qualquer cartão Visa que tenha NFC ou carteiras digitais, em breve, estará em outras cidades e países”, disse o executivo em coletiva de imprensa.

Os passageiros ainda poderão adquirir, em breve, cartões por aproximação na estação Central do Metrô em caixas automáticos da Saque e Pague. Os plásticos, emitidos pela BPP, serão pré-pagos, aceitos em qualquer estabelecimento Visa e podem ser recarregados.  

A ação da Cielo (CIEL3) tinha alta de 3,12% na Bolsa nesta segunda-feira, após a divulgação da novidade. O Ibovespa sobe 0,1%. 

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato