Dados de cartões Elo foram expostos na internet

Dados como número do cartão de crédito de clientes, data de validade e código de segurança de 138 clientes foram publicados por um perfil chamado @SrSkykos  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Informações de 138 clientes com cartões emitidos com a bandeira Elo Brasil foram expostas em um link do Pastebin.com, uma espécie de fórum online, na última segunda-feira (22).

Dados como número do cartão de crédito de clientes, data de validade e código de segurança foram publicados por um perfil chamado @SrSkykos. A informação foi divulgada primeiramente pelo site Security Report. 

O problema atingiu um número pequeno de clientes da Elo, que tem cerca de 125 milhões de usuários.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contatada  pelo InfoMoney, a Elo informou que não houve vazamento de dados a partir de seus sistemas, mas que as informações foram obtidas na internet. “É importante ressaltar que não armazenamos códigos de segurança e data de expiração, objeto de divulgação no referido site, e que a proteção do número do cartão segue as melhoras práticas estabelecidas no PCI DSS”, afirmou, em nota.

A empresa explicou ainda que as informações foram removidas do site, os cartões envolvidos foram bloqueados como medida preventiva e que não houve prejuízo financeiro aos clientes. Além disso, o link do Pastebin foi derrubado e “o monitoramento de todas atividades foi intensificado para garantir o cumprimento dos processos de segurança de informação”.

Veja um print da página a que o site teve acesso: 

Continua depois da publicidade

pastebin_2

E como aparece o mesmo link agora: 

pastebin_1

Invista seu dinheiro com segurança. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.