Samsung é a marca favorita dos brasileiros para TVs e notebooks; veja ranking

O estudo entrevistou 1.326 pessoas com idade entre 16 e 60 anos em 72 municípios das cinco regiões brasileiras.   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Quando se trata de marcas de televisão e notebook, os brasileiros têm uma preferência clara: a samsung é campeã, segundo um estudo realizado pela Hello Research. 

O levantamento levou em contas algumas categorias específicas de itens que os brasileiros pretendem comprar em 2019. Além de TVs e notebooks, o estudo também considerou eletrodomésticos portáteis, ranking no qual a Arno ficou em primeiro (17%) e produtos de cuidado para o corpo, categoria em que a Natura ganhou (22%). 

O estudo entrevistou pessoalmente 1.326 pessoas com idade entre 16 e 60 anos entre os dias de 16 e 23 de janeiro de 2019. Foram considerados 72 municípios das cinco regiões brasileiras. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ainda que de forma tímida, percebemos que o consumidor brasileiro está esperançoso sobre seu poder de compra em 2019. Tanto que boa parte da população acredita que vai conseguir comprar alguns itens que deixaram de fazer no ano passado, principalmente produtos de alto valor agregado como smartphones, eletrodomésticos e, até mesmo, carros e motos”, afirma Davi Bertoncello, CEO Hello Research. 

Veja as categorias analisadas e as marcas preferidas dos brasileiros: 

Categoria: Televisão  Categoria: Notebook
Marca  % Marca 
1.Samsung  42% 1.Samsung 21%
2. LG 22% 2.Positivo 16%
3. Semp Toshiba  5% 3.Dell 8%
4. Philco  4% 4.LG 7%
5. Panasonic  4% 5. Sony  5% 
Categoria: Eletrodomésticos portáteis  Categoria: Produtos de cuidados com o corpo
Marca  % Marca  %
1.Arno  17% 1.Natura 22%
2.Walita 9% 2. O Boticário  16%
3. Britania 7% 3.Avon 11%
4.Consul  5% 4.Dove 7%
5.Mallory  4% 5. Lux 6%

Crise e consumo

A crise econômica que o Brasil enfrentou nos anos que se passaram atrapalhou os planos de muitos brasileiros. Segundo a pesquisa, cinco em cada dez brasileiros deixaram de fazer em média até duas compras ano passado por causa da crise. A ideia do estudo era entender melhor os hábitos de consumo dos brasileiros. 

Continua depois da publicidade

Em 2018, 28% dos brasileiros deixaram de comprar carro e moto, 27% não compraram eletrodoméstico linha branca  e 23% adiaram a compra de um celular novo. 

No entanto, do total de entrevistados, 70% pretende comprar em 2019 os itens que deixou de adquirir em 2018. 

Invista seu dinheiro para realizar seus sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.

“Após a recente marca do Ibovespa, que pela primeira vez na história atingiu 100 mil pontos, os resultados da pesquisa evidenciam que pouco a pouco o otimismo do mercado vai, enfim, se traduzindo em melhora de perspectiva de consumo da população”, afirma Bertoncello. 

Para este ano, 27% dos entrevistados pretendem comprar roupas, acessórios e sapatos, 18% querem finalmente trocar de celular e 17% têm a intenção de comprar eletrodomésticos linha branca. 

Confira a comparação entre 2018 e 2019:

estudo_hello

 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.