Golpe no WhatsApp promete passagens aéreas para Miami por R$ 19

Falsa promoção foi identificada pela empresa de segurança Kaspersky Lab

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo golpe que está circulando no WhatsApp promete passagens aéreas da Latam entre Guarulhos, São Paulo, e Miami, nos Estados Unidos, por apenas R$ 19.

Segundo a Kaspersky Lab, empresa de segurança que identificou o crime virtual, o golpe faz o usuário abrir um site falso onde as passagens seriam compradas. Todo o site tem design semelhante ao da página verdadeira da Latam e traz até mesmo o logo da companhia.

Quando o usuário tenta concluir a compra, o site informa que a passagem está reservada e que para ser emitida, é necessário compartilhar a “promoção” com 20 contatos do WhatsApp. Pede, também, que o usuário informe um endereço de e-mail para reservar as passagens. Ele pode ser usado, segundo a companhia, para enviar mensagens maliciosas ou ainda vende-lo para bancos de dados.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os usuários que seguem todos os passos do golpe, chegando até mesmo a pagar pelas supostas passagens, são direcionados a uma página com anúncios publicitários que sugerem a instalação de um aplicativo, também suspeito e que pode contaminar o celular.

Os criminosos ganham dinheiro em todas as etapas: na venda da falsa passagem, no número de acessos da página de publicidade e também por cada download do aplicativo.

A recomendação para não cair em nenhum golpe do tipo é de não clicar em nenhum link de mensagens suspeitas, tal como não compartilha-las com amigos e familiares. Além disso, visitar o site oficial da companhia mencionada na mensagem é outra maneira de confirmar as informações da promoção prometida.

Continua depois da publicidade

Sobre o golpe, a Latam enviou para o InfoMoney o seguinte posicionamento:

“A LATAM Airlines Brasil informa que esta campanha que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagens é falsa. 
Para a Black Friday deste ano, a LATAM realizará campanha com ofertas e promoções que serão divulgadas exclusivamente nos canais oficiais da companhia.”

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.