Em minhas-financas / consumo

Black Friday: vale a pena comprar antes da data oficial? Veja dicas

Na semana que acontece a data os varejistas já entram no ar com muitas ofertas; saiba como aproveitar a semana de maior desconto do varejo 

Black Friday
(Shutterstock.com)

SÃO PAULO - A Black Friday acontece oficialmente nesta sexta-feira, 23 de novembro. Entretanto, durante toda a semana, a maior parte dos varejistas já começam com as ofertas. 

"É possível comprar produtos com desconto antes, durante e depois da Black Friday. Na semana que acontece a data, os varejistas já entram no ar com as ofertas do Esquenta Black Friday, seguidos da própria Black Friday e, muitas vezes, na segunda-feira seguinte (conhecida como Cyber Monday)", destaca Julia Rueff, Gerente de marketplace do Mercado Livre.

A executiva afirma que os descontos prévios dificilmente cairão ainda mais na sexta-feira. "Então, caso um produto de interesse esteja com um preço atrativo, o ideal é garantir a compra antes que esteja esgotado no dia 23", diz.

Para aproveitar os descontos ela separou algumas dicas. Confira:

  1. 1. Tenha planejamento financeiro

Na Black Friday, os descontos podem chegar a 80%. Por isso, é importante reservar uma verba de sua renda para aproveitar a data e adiantar as compras de fim de ano. Uma boa opção é utilizar o 13°, assim é possível aproveitar melhor as ofertas e não comprometer o orçamento.

  1. 2. Acompanhe os preços

É recomendado monitorar com antecedência os preços dos produtos que te interessam. Com isso, a base de comparação das ofertas é maior e, conforme a sexta-feira for se aproximando, é mais fácil saber o melhor momento de compra.

  1. 3. Aproveitar as promoções-relâmpago

Ofertas repentinas podem aparecer em diversos horários e acabar em poucos minutos, por isso é importante ficar atento às suas lojas preferidas.

  1. 4. Smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos são os campeões de venda

Se você está pensando em adquirir um produto deste segmento, esta é a melhor hora! Eles são sempre os campeões de venda e contam com ótimas ofertas. Além disso, a Black Friday também movimenta setores como Casa e Decoração, Moda e Beleza e Acessórios para Veículos.

  1. 5. Atente-se às opções de pagamento das ofertas

Algumas ofertas possuem grande desconto para pagamentos à vista, outras podem ser parceladas em diversas vezes. Por isso, é importante ficar de olho para aproveitar os preços sem comprometer o equilíbrio financeiro.

  1. 6. Cuidado com ofertas tentadoras de sites desconhecidos

Em sites que você não conhece, é melhor evitar comprar por impulso. Mais do que aproveitar as ofertas, é importante garantir que a compra seja segura. Por isso, verifique a autenticidade da página e pesquise sua reputação. 

Quer investir seu dinheiro e economizar mais? Abra uma conta na XP!

 

Contato