Em minhas-financas / consumo

Consulado de Portugal em SP volta a aceitar pedidos de cidadania

Serviço foi suspenso no dia 18 de outubro devido à alta demanda

Portugal Bandeira - Bloomberg
(Bloomberg)

SÃO PAULO – O Consulado Geral de Portugal em São Paulo voltou a receber pedidos de nacionalidade portuguesa nesta quinta-feira (1) depois de suspendê-los temporariamente no último dia 18. Quando anunciou a medida, o consulado esperava  que o serviço fosse retomado apenas no dia 2 de janeiro.

Na época, o Consulado justificou que suspensão foi necessária para evitar maior lentidão dos processos por conta da alta demanda.

“Como é do conhecimento de muitos e apesar de todos os esforços dos serviços envolvidos, esta demanda crescente acaba por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados", disse em comunicado. " Pedimos a compreensão dos requerentes, pois infelizmente não temos como agilizar essas integrações”, ainda continuou.

De fato, a demanda dos serviços consulares por parte de brasileiros tem crescido substancialmente nos últimos anos. Em 2017, segundo o Consulado, foram mais de 6 mil pedidos de nacionalidade protocolados no consulado de São Paulo, mais que o dobro do registrado no ano anterior.

Hoje, brasileiros representam a segunda maior comunidade estrangeira em Portugal, perdendo apenas para franceses. Já são mais de 85 mil brasileiros vivendo em terras lusitanas, número que não inclui os que têm dupla nacionalidade, portuguesa ou de outro país da UE.

Seja sócio das melhores empresas do país com a melhor corretora do Brasil: abra uma conta gratuita na XP

 

Contato