Demanda do consumidor por crédito cai 3,6% no ano, revela Boa Vista

Tendência de queda intensificou no acumulado de 12 meses

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor mostrou menos apetite por crédito no acumulado do ano. O indicador de demanda do consumidor por crédito revelado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), recuou 3,6% em abril deste ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Já na comparação mensal, foi registrado avanço de 2,9% em abril, se comparado ao mês de março deste ano. O indicador mostrou ainda que na variação acumulada em 12 meses houve retração de 0,8%. “Em linhas gerais, a tendência de queda do indicador intensificou-se, tanto na análise do resultado acumulado no ano quanto na análise dos valores acumulados em 12 meses”, avalia a Boa Vista.

Ainda de acordo com os dados, considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito caiu 2,9% nas instituições financeiras e 0,5% nas não financeiras. No mês de março, foras registradas variações -2,3% e +0,3%, respectivamente. Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,6% e o não financeiro teve queda de 0,5%, contra as oscilações de -1,4% e -0,1% registrados no mês anterior.