Veja como interpretar sua fatura do cartão de crédito em 4 passos

Entenda como funciona a sua fatura do cartão de crédito e evite cair em armadinhas, como o rotativo

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O modelo de fatura possui sempre os mesmo elementos, indiferente do banco. Contudo, o posicionamento de cada um dos códigos podem vir de formas diferentes, podendo deixar confuso o consumidor.

Para não se enganar com tantos detalhes, confira 4 dicas da Proteste para interpretar melhor a sua conta.

Passo 1 – Caso opte por utilizar o rotativo, você saberá em sua fatura o quanto deve pagar de mínimo pela fatura. Na verdade você está adquirindo um crédito que lhe será cobrado um juro altíssimo. Lembre-se os juros do crédito rotativo são os mais altos do mercado, que acabam superendividando o consumidor, por isso, nunca escolha por pagar somente o mínimo.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Passo 2 – Na fatura aparecerá a informação da quantidade de parcelas e o valor a ser pago para quem opta por pagar a fatura parcelada. Este campo pode estar em lugares diferentes de acordo com o seu banco, procure por “parcelamento de fatura” em sua fatura para saber o valor e a quantidade em que pode parcelar. Esta é uma maneira de não entrar no rotativo, porém mais uma vez, não aconselhamos que se faça este parcelamento, pois irá incorrer juros altíssimos.

Passo 3 – A data do vencimento, nada mais é que a data do último dia que você tem para pagar sua fatura sem incorrer juros e encargos financeiros, desta forma o ideal é que você nunca atrase o pagamento de seu cartão e faça o pagamento integral de sua fatura.

Passo 4 – Na fatura você irá encontrar também o valor dos juros de sua fatura caso opte por entrar no rotativo. Essa informação pode aparecer com nomenclaturas diferentes dependendo do banco, algumas delas são: Pagamento parcial, credito rotativo e financiamento da fatura. Também irá encontrar os juros para utilização de saque no cartão de crédito, juros do parcelamento da fatura e os juros das compras parceladas.