Consumidores usam cada vez mais redes sociais para reclamar das operadoras de telefonia

A TIM é a operadora mais reclamada por consumidores nas redes sociais

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Os consumidores estão cada vez mais utilizando as redes sociais como aliada nas queixas de maus serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel.

Uma pesquisa realizada pelo Datapopular em parceria  com a WebSIA, mostrou que as operadoras de telefonia geraram mais de 200 mil conversas nas redes sociais em apenas seis meses. Cerca de 20% do total das conversas, de alguma forma, criticavam os serviços oferecidos por essas empresas.

“O acesso dos jovens à internet e aos serviços de educação, especialmente daqueles pertencentes à classe média brasileira, contribuiu para que as redes sociais se transformassem num palco de discussões, onde esse consumidor consegue fazer valer os seus direitos”, explica o sócio diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.

Continua depois da publicidade

Redes sociais
Entre as redes sociais, o Twitter é a mais procurada para conversar sobre empresas deste segmento, com 61% das conversas, seguido pelo Facebook, com 26%.

Já entre as operadoras, a TIM é a campeã em conversas nas redes sociais e também a mais criticada. A segunda mais criticada foi a OI, também com altos índices de comentários depreciativos. A Nextel foi a única empresa que apresentou mais comentários positivos, que negativos, enquanto a Vivo e a Claro tiveram as opiniões positivas e negativas equilibradas.