Consumidores do Amapá e Maranhão são os que mais passam cheques sem fundo

Do total de folhas compensadas, 10,79% e 9,34% voltaram nesses estados, ficando acima da média nacional do ano, de 1,76%

Publicidade

SÃO PAULO – Os consumidores dos estados do Amapá e Maranhão ficaram no topo do ranking dos estados que registraram os maiores índices de inadimplência com cheques em 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta terça-feira (18).

O estudo revela que, nas unidades federativas que aparecem em primeiro e segundo lugares no ranking, o índice de cheques devolvidos entre os compensados chegou a 10,79% e 9,34%, respectivamente.

Por outro lado, São Paulo ficou na última posição da lista, sendo que, entre janeiro e dezembro de 2010, apenas 1,32% do total de cheques emitidos no estado foi devolvido por falta de fundos.

Acima e abaixo da média
Ao todo, passados doze meses do ano, 20 estados e o Distrito Federal tiveram índice de devolução de cheques acima da média nacional, que foi de 1,76% para o acumulado do ano.

Ficaram abaixo do índice nacional as seguintes localidades: Minas Gerais (1,66%), Mato Grosso do Sul (1,62%), Santa Catarina (1,58%), Paraná (1,55%), Rio de Janeiro (1,46%) e São Paulo (1,32%).

Por regiões
Em 2010, o Norte foi a região com o maior índice de não-compensação de folhas por insuficiência de fundos: 4% dos cheques emitidos foram devolvidos. Em seguida aparecem Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, de acordo com a tabela abaixo:

Continua depois da publicidade

Percentual de Cheques Devolvidos
Região Janeiro a Dezembro de 2010
Norte 4%
Nordeste 3,13%
Centro-Oeste 2,30%
Sul 1,66%
Sudeste 1,43%

Fonte: Serasa Experian