Consulta ao primeiro lote do IR 2011 deve ser liberada esta semana

Neste primeiro lote, devem estar incluídos, em sua maioria, os contribuintes com mais de 60 anos, que têm prioridade no recebimento

Publicidade

SÃO PAULO – A consulta ao primeiro lote de restituições do IR 2011 (ano-base 2010) deve ser liberada esta semana, provavelmente na quarta-feira (8), uma semana antes do pagamento, marcado para o dia 15 de junho.

Neste primeiro lote, devem estar incluídos, em sua maioria, os contribuintes com mais de 60 anos, que têm prioridade no recebimento por conta do Estatuto do Idoso. Na sequência estão os contribuintes que entregaram o documento pela internet, de acordo com a ordem de envio, seguidos por aqueles que entregaram em disquete.

Formas de recebimento da restituição
As restituições do Imposto de Renda e o ressarcimento de valores referentes a tributos e contribuições federais só são pagos através de depósito em conta corrente ou poupança. De acordo com os técnicos do Fisco, o número de fraudadores vinha aumentando de forma assustadora, pois eles usavam falsas procurações para receberem essas restituições nos caixas dos bancos.

A restituição fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

Calendário
Confira o calendário de recebimento das restituições do IR 2011: 

Continua depois da publicidade

IR 2011 Data
1º lote 15/06/2011
2º lote 15/07/2011
3º lote 15/08/2011
4º lote 15/09/2011
5º lote 17/10/2011
6º lote 16/11/2011
7º lote 15/12/2011