Publicidade
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. O pagamento, previsto para o dia 30 de junho, é o maior da história tanto em valores quanto no número de contemplados: ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão R$ 11 bilhões.
De acordo com um levantamento da Serasa com o Instituto Opinion Box, 67% dos brasileiros pretendem usar a restituição do IR para quitar dívidas ou cobrir despesas cotidianas. A maior parte (25%) mira pagamentos de dívidas em aberto; 23% usarão o dinheiro para contas essenciais; 11% planejam resolver débitos inesperados, e 8% desejam limpar o nome.
E essa tendência vai em linha com a orientação de especialistas. Daiane Alves, educadora financeira da Neon, recomenda que os contribuintes priorizem aquelas dívidas em produtos com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial. Além disso, a restituição pode ser usada para antecipar parcelas de financiamentos, reduzindo o custo total do endividamento.
Quanto você pode economizar no IR?
Mas se o orçamento estiver equilibrado, o ideal é usar o valor para começar ou reforçar uma reserva de emergência. “O ideal é que esse valor cubra ao menos seis meses do custo de vida mensal”, explica Daiane. Para ela, esse montante pode evitar novas dívidas em momentos de imprevisto.
Jeff Patzlaff, planejador financeiro e especialista em investimentos, reforça que a restituição é um dinheiro extra e, por isso, não compromete o orçamento. “Utilizar a restituição do Imposto de Renda é uma excelente estratégia para iniciar ou incrementar sua reserva de emergência”, diz.
Onde investir a restituição?
Para quem está construindo a reserva, os especialistas recomendam opções com baixo risco, liquidez diária e rendimento acima da poupança. “A poupança rende menos e não acompanha a inflação. Em cenários de juros elevados, isso é ainda mais prejudicial”, alerta o planejador financeiro.
Continua depois da publicidade
Entre elas estão:
- Tesouro Selic;
- CDBs com liquidez diária;
- Fundos DI.
Caso a reserva de emergência já esteja formada, a restituição pode ser direcionada a investimentos de médio e longo prazo, de acordo com o perfil do investidor. As alternativas incluem:
- CDBs com prazos maiores;
- LCIs e LCAs;
- Fundos de investimento;
- Ações e outros ativos de renda variável.
“Mesmo para quem já tem reserva, é importante manter uma estratégia: se a restituição não cobre todo o valor planejado, estabeleça metas mensais para completá-la”, sugere Patzlaff.
Calendário dos próximos lotes
Depois do pagamento de junho, os demais lotes de restituição do IR 2025 serão liberados nas seguintes datas:
| – 3º lote: 31 de julho |
| – 4º lote: 29 de agosto |
| – 5º lote: 30 de setembro |
