Conheça as 10 franquias mais caras para se investir

Accor lidera o ranking da ABF e é seguida pela rede de academias Pelé Club, que exige um investimento inicial de aproximadamente R$ 2 milhões

Publicidade

SÃO PAULO – Os empresários que desejam investir seu capital em grandes franquias já podem preparar o bolso: a ABF (Associação Brasileira de Franchising) acaba de divulgar uma lista com as dez companhias mais caras do País para se investir.

De acordo com ao levantamento, a rede Accor de hotéis segue como a primeira do ranking e exige um investimento total (taxa de franquia, capital para instalação e capital de giro) de, no mínimo, R$ 5.550 milhões. Em segundo lugar, no entanto, aparece a Pelé Club, com um investimento inicial bem inferior, de aproximadamente R$ 2 milhões.

“As grandes franquias são procuradas por grupos de investidores que geralmente optam por esse tipo de negócio para diversificar o seu ramo de atuação”, informa o diretor da Vecchi Ancona e consultor de franchising, Paulo Ancona Lopez.

Segundo ele, o investidor deste tipo de franquia costuma ter, no máximo, três investimentos deste porte em razão do alto custo envolvido em cada operação. “Esse tipo de franquia não é para o franqueado que deseja fazer do negócio sua principal fonte de renda ou que tenha um perfil operacional. Ele é indicado para o executivo, o investidor, aquele que possui experiência no gerenciamento de equipes e que sabe lidar com outras franquias”, diz Lopez.

A mais popular
A apuração da ABF trouxe ainda outras marcas conhecidas e de alto custo para o investidor. O McDonald’s, por exemplo, é uma delas. A marca que chegou ao Brasil no ano de 1979 e começou no segmento de franchising em 1987, hoje ocupa a terceira colocação no ranking da associação, exigindo um investimento inicial de R$ 1.280 milhões.

Vale lembrar, no entanto, que apesar da sua popularidade, a rede em questão não está mais aberta a novos investidores. Ao que parece, apenas os 62 franqueados que já têm o McDonald’s como franquia é que podem abrir novas unidades.

Continua depois da publicidade

Tiveram ainda destaque na apuração da ABF, o Steak House (4ª) e o KFC (5ª), cujo investimento mínimo para abertura de uma franquia gira em torno de R$1.270 milhões para a primeira e de R$ 975 mil para a segunda.

TOP 10: as marcas mais caras do País
Ranking Marca Segmento Investimento*
1 Accor Hospitality Hotelaria e Turismo 5.550 milhões a 13 milhões
2 Pelé Club Beleza, Saúde e Produtos Naturais 1.990 milhões a 3.180 milhões
3 McDonald’s Alimentação 1.280 milhões a 2.590 milhões
4 Capital Steak House Alimentação 1.270 milhões a 2.340 milhões
5 KFC Alimentação 975 mil a 1.875 milhões
6 Eco House Alimentação 960 mil a 1.250 milhões
7 Memorial Saúde Beleza, Saúde e Produtos Naturais 950 mil
8 Ragazzo Alimentação 905 mil a 1.610 milhões
9 Instituto L´oréal Professionnel Educação e Treinamento 900 mil a 1.400 milhões
10 Habib’s Alimentação 900 mil a 1.600 milhões

* A coluna investimento é o resultado da soma da taxa de franquia, do capital para instalação e do capital de giro