Publicidade
SÃO PAULO – Os empresários que desejam investir seu capital em grandes franquias já podem preparar o bolso: a ABF (Associação Brasileira de Franchising) acaba de divulgar uma lista com as dez companhias mais caras do País para se investir.
De acordo com ao levantamento, a rede Accor de hotéis segue como a primeira do ranking e exige um investimento total (taxa de franquia, capital para instalação e capital de giro) de, no mínimo, R$ 5.550 milhões. Em segundo lugar, no entanto, aparece a Pelé Club, com um investimento inicial bem inferior, de aproximadamente R$ 2 milhões.
“As grandes franquias são procuradas por grupos de investidores que geralmente optam por esse tipo de negócio para diversificar o seu ramo de atuação”, informa o diretor da Vecchi Ancona e consultor de franchising, Paulo Ancona Lopez.
Segundo ele, o investidor deste tipo de franquia costuma ter, no máximo, três investimentos deste porte em razão do alto custo envolvido em cada operação. “Esse tipo de franquia não é para o franqueado que deseja fazer do negócio sua principal fonte de renda ou que tenha um perfil operacional. Ele é indicado para o executivo, o investidor, aquele que possui experiência no gerenciamento de equipes e que sabe lidar com outras franquias”, diz Lopez.
A mais popular
A apuração da ABF trouxe ainda outras marcas conhecidas e de alto custo para o investidor. O McDonald’s, por exemplo, é uma delas. A marca que chegou ao Brasil no ano de 1979 e começou no segmento de franchising em 1987, hoje ocupa a terceira colocação no ranking da associação, exigindo um investimento inicial de R$ 1.280 milhões.
Vale lembrar, no entanto, que apesar da sua popularidade, a rede em questão não está mais aberta a novos investidores. Ao que parece, apenas os 62 franqueados que já têm o McDonald’s como franquia é que podem abrir novas unidades.
Continua depois da publicidade
Tiveram ainda destaque na apuração da ABF, o Steak House (4ª) e o KFC (5ª), cujo investimento mínimo para abertura de uma franquia gira em torno de R$1.270 milhões para a primeira e de R$ 975 mil para a segunda.
| TOP 10: as marcas mais caras do País | |||
|---|---|---|---|
| Ranking | Marca | Segmento | Investimento* |
| 1 | Accor Hospitality | Hotelaria e Turismo | 5.550 milhões a 13 milhões |
| 2 | Pelé Club | Beleza, Saúde e Produtos Naturais | 1.990 milhões a 3.180 milhões |
| 3 | McDonald’s | Alimentação | 1.280 milhões a 2.590 milhões |
| 4 | Capital Steak House | Alimentação | 1.270 milhões a 2.340 milhões |
| 5 | KFC | Alimentação | 975 mil a 1.875 milhões |
| 6 | Eco House | Alimentação | 960 mil a 1.250 milhões |
| 7 | Memorial Saúde | Beleza, Saúde e Produtos Naturais | 950 mil |
| 8 | Ragazzo | Alimentação | 905 mil a 1.610 milhões |
| 9 | Instituto L´oréal Professionnel | Educação e Treinamento | 900 mil a 1.400 milhões |
| 10 | Habib’s | Alimentação | 900 mil a 1.600 milhões |
| Fonte: ABF (dados apurados em 2012 | |||
* A coluna investimento é o resultado da soma da taxa de franquia, do capital para instalação e do capital de giro