SÃO PAULO – Na próxima segunda-feira (20), comemora-se o Dia da Consciência Negra. E por conta desse feriado, muitos serviços públicos na capital e em alguns municípios do Estado não funcionarão ou terão seus horários alterados.
Serviços
Subprefeituras: nas Subprefeituras e Praças de Atendimento não haverá expediente durante o feriado, sendo que o atendimento só retornará na terça-feira (21).
Hospitais: os hospitais e prontos-socorros municipais funcionarão normalmente e as AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) atenderão das 07h às 19h.
Como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrirão na próxima segunda (20), as consultas que estavam marcadas para esta data serão reagendadas pela Central da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que os funcionários das UBS entrarão em contato com os pacientes para informar a nova data.
Procon-SP: os postos de atendimento do Procon do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera abrem no sábado (18), das 07h às 13h, e fecham na segunda-feira (20). Entretanto, não haverá atendimento telefônico em nenhum dos dois dias.
Poupatempo: não haverá funcionamento nos Postos da Capital (Sé, Luz, Santo Amaro e Itaquera), de Guarulhos e de Campinas (Campinas Centro e Campinas Shopping). Os demais postos fixos do Poupatempo (São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Bauru) funcionarão normalmente, em seus horários habituais.
Já o Disque Poupatempo (0800-7723633) atenderá normalmente no próximo dia 20, das 06 às 21 horas.
Assistência Social: somente os serviços de emergência funcionarão 24 horas por dia. São eles: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (0800-7713013), Oficina Boracea e Centros de Referência da Criança e do Adolescente.
A Loja Social, o Centro de Referência da Cidadania do Idoso, o Restaurante-Escola São Paulo, os núcleos sócio-educativos e o Agente Jovem estarão fechados na próxima segunda-feira (20).
Eletropaulo: as Centrais de Atendimento de Emergência (0800-7272196) e a de Atendimento Comercial (0800-7272120) atenderão 24 horas no próximo feriado. A Central de Teleatendimento da Ouvidoria e o Contact Center não funcionarão na segunda (20).
As lojas de atendimento só abrirão em São Bernardo do Campo, Diadema, Osasco e Barueri, e os Postos Mais funcionarão em Santana do Parnaíba e Cajamar.
Sabesp: na Região Metropolitana de São Paulo, a Central de Atendimento (195) funcionará 24 horas durante o feriado, para os casos de emergência e o Disque Sabesp (0800-0119911) atenderá das 10h às 17h.
Já os postos da Sabesp no Poupatempo e as Agências Comerciais estarão fechados durante o feriado, mas reabrirão na terça (21). Por fim, a Ouvidoria Sabesp (0800-550565) funcionará normalmente.
Abastecimento
Feiras livres e Sacolões: nenhuma feira-livre da capital paulista funciona às segundas-feiras. Treze sacolões não abrirão na segunda (20) e os outros fecharão às 11h, 13h, 15h ou 17h, dependendo do lugar.
Mercados: os mercados municipais também funcionarão em horário diferenciado no feriado, com exceção dos da Penha, Guaianases, Sapopemba, Ipiranga, Pinheiros e Tucuruvi, que estarão fechados.
Transportes
Metrô: durante o feriado, a oferta de trens será semelhante à de um domingo, com metade da frota operando nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Já a Linha 5-Lilás estará fechada neste dia.
CPTM: na segunda-feira (20), a circulação de trens será em intervalos de 9 a 15 minutos, sendo que o horário de funcionamento das estações não será alterado.
A Central de Atendimento (0800-0550121) terá um esquema especial: quem precisar poderá deixar os dados na secretária eletrônica.
EMTU: no Dia da Consciência Negra, a frota de ônibus e a Ouvidoria (0800-0190088) funcionarão normalmente, para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, na segunda-feira (20), os bancos de alguns municípios paulistas não atenderão ao público.
Por isso, as contas de consumo (água, luz, telefone) e os carnês que vencerem neste dia poderão ser pagos na terça-feira (21), sem incidência de multa. Os tributos que não estiverem com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais), deverão ser pagos ainda nesta sexta-feira (17).