Como ser um consumidor consciente em 10 passos

É preciso ser ativo: planejar as compras, consumir o necessário, reutilizar e reciclar, valorizar empresas sustentáveis, cobrar políticos e divulgar ideias. Confira!

Publicidade

SÃO PAULO – Ser um consumidor consciente não significa simplesmente deixar de comprar. Mas, ao contrário, “é consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo”, explica o coordenador sênior de conteúdo do Instituto Akatu, Estanislau Maria.

E o conceito não para por aí. “O consumo consciente também é consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. E ainda é consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações”, completa.

Então, para que os consumidores possam continuar comprando, mas que façam isso da melhor forma possível, o Instituto Akatu separou 10 passos para alcançar um consumo consciente. Confira abaixo:

1 Planeje suas compras
A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado e, com isso, compre menos e melhor, e ainda economize na boca do caixa.

2 Avalie os impactos do seu consumo
“Leve em consideração sua saúde, seu bolso, sua qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas”, orienta Maria.

3 Reflita sobre os seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo.

Continua depois da publicidade

4 Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. “É possível manter sua qualidade de vida cortando o desperdício”, salienta o coordenador do Akatu.

5 Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar. Sabe por quê? Maria lembra: “É mais barato para você e muito mais barato para o planeta”.

6 Separe seu lixo
Ao reciclar o lixo, contribuímos para a economia de recursos naturias, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. “E mais”, acrescenta o coordenador do Akatu, “com isso, você diminui o lixo que vai para os aterros e evita que a prefeitura cobre mais impostos ou taxas para manter os depósitos”.

Continua depois da publicidade

7 Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8 Contribua para a melhoria de produtos e serviços
“Adote uma postura ativa!”, estimula Maria. Para isso, vale encaminhar às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços. “A inovação de produtos e gestão pode gerar bens mais sustentáveis e cada vez mais baratos”.

9 Cobre os políticos
Exija de candidatos, governantes e partidos propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.

Continua depois da publicidade

10 Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar familiares, amigos e pessoas mais próximas. “Quanto mais consumidores atentos, mais as empresas serão cuidadosas e todos ganham”, finaliza.