Como pedir o Bolsa Família em 2025? Veja o passo a passo completo

O primeiro passo é fazer um cadastro presencial em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município

Carla Carvalho

(Foto: Reprodução do Instagram/@bolsa_familia)
(Foto: Reprodução do Instagram/@bolsa_familia)

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Os pagamentos do Bolsa Família referentes a maio iniciam no dia 19, segunda-feira, e vão até o dia 30, seguindo a ordem do Número de Identificação Social (NIS).

A principal regra para ter direito ao benefício é cada membro da família ter renda de, no máximo, R$ 218 por mês. Se, por exemplo, uma única pessoa trabalha e ganha o salário mínimo atual (R$ 1.518,00) para sustentar sete pessoas, isso representa uma renda individual de R$ 216,86, o que torna a família elegível ao recebimento.

Outros critérios de elegibilidade do Bolsa Família estão relacionados à educação, vacinação e vigilância nutricional dos menores e à saúde gestacional. 

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Além disso, é preciso que o beneficiário tenha inscrição no CadÚnico – cadastro feito nos postos de atendimento das assistências sociais dos municípios. Esse cadastro deve estar sempre atualizado, para que as famílias não percam o direito ao benefício.

Mudanças do Bolsa Família em 2025

É preciso atentar para algumas alterações que o pagamento do benefício sofreu em 2025. A Lei 15.077/2024 implantou tais mudanças, a fim de intensificar a fiscalização e evitar fraudes nos pagamentos.

Alguns dos pontos mais importantes são:

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Como solicitar o Bolsa Família?

Confira a seguir o passo a passo para solicitar o benefício.

1 – Fazer o cadastro no CadÚnico

O primeiro passo é fazer o cadastro dos familiares no CadÚnico. Para isso, o responsável familiar precisa ir em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, portando documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência, além do CPF de todas as pessoas da família.

Para agilizar o processo, é possível fazer o pré-cadastro no site gov.br ou no Aplicativo Cadastro Único

2 – Fazer a entrevista no cadastramento

Além do cadastro, o beneficiário passa por uma entrevista no CRAS, feita por um assistente social da prefeitura. 

O objetivo da conversa é entender o contexto do solicitante – características do domicílio, grau de escolaridade das pessoas, histórico de trabalho, despesas mensais, se já recebe algum outro benefício, e assim por diante. Se achar necessário, o profissional poderá ir até a residência da família para checar as informações.

Feita a entrevista, o responsável familiar assina o formulário com os seus dados e respostas e recebe um comprovante de cadastramento.

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3 – Consultar a situação cadastral

Concluído o cadastro no CRAS, começa o processo de análise das informações fornecidas por parte do governo. O prazo de resposta costuma ficar entre 30 e 45 dias, variando de acordo com a complexidade das informações e volume de análises cadastrais de cada localidade.

Para saber se o cadastro no CadÚnico foi aprovado, o solicitante tem três alternativas:

Se houver alguma pendência, será preciso regularizá-la para receber o benefício.

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Como receber o Bolsa Família?

Quando o cadastro está correto, o valor do Bolsa Família vai para uma conta digital, que é aberta automaticamente na Caixa Econômica Federal. Para acessar o dinheiro, o beneficiário pode fazer transferências, Pix, usar o cartão para saque e pagar contas pelo aplicativo CAIXA Tem.

Porém, há casos em que faltam informações para abertura da conta. Nessas situações, o beneficiário deverá sacar o benefício nas lotéricas ou nos terminais de autoatendimento com o cartão do Bolsa Família, ou ir pessoalmente a uma agência da Caixa se não tiver cartão.

Qual o valor do Bolsa Família?

Atualmente, o valor mínimo do benefício é de R$ 600 por família, podendo haver acréscimos a depender de fatores como:

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