Seguro

Como funciona o seguro prestamista, que quita dívidas dos segurados

Modalidade serve como garantia de pagamento de dívidas, o que pode facilitar o acesso ao crédito para consumidores

Por  Mariana Amaro -

Os últimos meses do ano costumam chegar acompanhados de gastos não contabilizados. São as compras da Black Friday, os presentes de natal, a ceia, viagens de fim de ano, férias, confraternizações. Tudo isso vai entrar na conta em um momento que 7 em cada 10 brasileiros estão endividados, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Nesse contexto, o consumidor pode tomar uma série de atitudes: reorganizar as finanças, cortar gastos, procurar dívidas mais baratas como aquelas com garantia ou crédito consignado ou ainda buscar um seguro prestamista.

O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que serve para garantir a quitação de uma dívida do segurado. Essa dívida pode ser do cartão de crédito e financiamento de veículos ou imóveis até empréstimos consignados, consórcios ou carnês de lojas.

Funciona da mesma forma que outros tipos de seguro e garante o pagamento do prêmio no caso de uma demissão involuntária, invalidez ou fatalidades. A diferença é que o beneficiário deste tipo de seguro é a empresa credora, até o limite da dívida. Isso significa que se a a indenização contratada for superior ao valor da dívida, o saldo restante é depositado para os beneficiários indicados pelo segurado.

Se, por acaso, o segurado contrair uma dívida de R$ 10 mil e contratar um seguro prestamista com cobertura para um capital de R$ 20 mil, caso haja um sinistro, a dívida será quitada e o saldo restante da indenização será creditado aos beneficiários indicados na apólice.

A contratação desse tipo de seguro, contudo, é feita via bancos, financeiras e varejistas e o segurado não fecha contrato diretamente com a seguradora. E, apesar de ser cobrado em algumas operações, sua adesão não é obrigatória.

Aumento na procura

O seguro prestamista teve crescimento de 11% de janeiro a setembro de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Na Zurich, a expansão do produto foi maior que o mercado: 27%.

“Com a oferta do produto, o intuito é oferecer um colchão financeiro que assegure a manutenção do crédito e, desta forma, proteja o patrimônio caso o segurado venha a ter algum contratempo”, diz Leonardo Grapeia, Diretor Executivo da Focus Financeira, que passou a oferecer o serviço em parceria com a Zurich Seguros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Planeje seus gastos
Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais e veja um resumo sobre a evolução do seu orçamento ao longo do ano:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Compartilhe