Como funciona o imposto retido no 13º salário na hora da declaração do IR?

Saiba qual é a orientação de especialista para contribuinte que tem dúvidas se é possível somar valor na ficha ‘Rendimentos Tributáveis’

Janize Colaço

Publicidade

Ficou em dúvida na hora de preencher a sua declaração de Imposto de Renda 2025? O InfoMoney socorre você, com a ajuda de especialistas em contabilidade e tributos. Basta enviar a sua pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br . As mensagens passarão por uma triagem, e as selecionadas serão respondidas aqui no site e nas nossas redes sociais.

Confira abaixo a resposta para uma pergunta que foi compartilhada conosco:

Dúvida do leitor: “O imposto de renda retido na fonte sobre o 13º salário, que consta na ficha ‘Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva’, pode ser somado ao IR retido na fonte que aparece na ficha ‘Rendimentos Tributáveis’? Me informaram que não, mas fiquei em dúvida.”

Quanto você pode economizar no IR?

Resposta, por Jeff Patzlaff*:

“Não, o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre o 13º salário não pode ser somado ao IRRF dos rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica (como o salário mensal) na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. 

O 13º salário entra na ficha de ‘Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva’ porque ele tem um tratamento separado da tabela progressiva mensal e da declaração de ajuste anual. 

Continua depois da publicidade

Ou seja, o IRRF sobre o 13º é definitivo, não entra no cálculo do ajuste anual, por isso, o valor do IRRF do 13º salário não pode ser somado com o IRRF dos rendimentos mensais para tentar aumentar a restituição, por exemplo.”

*Jeff Patzlaff é planejador financeiro e especialista em investimentos