IR 2021

Como declarar o saldo de uma conta no exterior em reais no Imposto de Renda?

A conta no exterior deve ser declarada na ficha “Bens e Direitos”, sob o código 62

Por  Equipe InfoMoney -

Pergunta do leitor: “Tenho uma conta bancária no exterior com saldo de 44 euros em 31/12/2020. Como faço para declarar o saldo em reais? Converto a quantidade em euros utilizando o câmbio do euro fixado pela PTAX de 31/12/2020?”

Resposta por Elaine Duarte*:

“A conta bancária no exterior deve ser declarada na ficha “Bens e Direitos”, sob o código ” 62 – Depósito bancário em conta corrente no exterior, exceto o informado sob o código 80 – Saldo Derex Lei 11.371/2006.”

No campo “Discriminação” informe os dados bancários da sua conta internacional: nome do banco, agência, conta e dados bancários complementares.

No campo “Situação em 31/12/2019” e “Situação em 31/12/2020″ você deve informar o saldo da sua conta em reais.

O saldo primeiro deve ser convertido em dólares dos Estados Unidos e só em seguida deve ser convertido para reais. O câmbio do euro usado deve ser aquele fixado pela PTAX do dia 31 de dezembro do ano do exercício”.

*Elaine Duarte é consultora da IOB, uma marca especializada em serviços e produtos nas áreas trabalhista, tributária, fiscal, contábil e previdenciária.

Tem alguma dúvida sobre Imposto de Renda? Envie sua pergunta ao e-mail: ir@infomoney.com.br. As perguntas que geram dúvidas mais comuns serão priorizadas na seleção.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe