IR 2022

Imposto de Renda 2022: como declarar ações compradas no mercado fracionário?

Ações adquiridas no mercado fracionário apresentam a mesma natureza jurídica que as do à vista e carregam os mesmos direitos e obrigações

Por  Suzana Liskauskas -

Dúvida de leitor: Como declarar no Imposto de Renda ações compradas no mercado fracionário?

Resposta de Tatiana Villani*

As ações compradas no mercado fracionário apresentam a mesma natureza jurídica que as ações compradas no mercado à vista e carregam os mesmos direitos e obrigações.

O mercado fracionário permite ao investidor comprar ações em número menor em comparação ao número de ações negociado no mercado à vista, que geralmente é de 100 ações por lote.

Como incluir na declaração?

Diante das diferenças de negociabilidade, deve-se declarar os lotes cheios e fracionários de ações de determinada companhia em linhas diferentes. Os informes e extratos auxiliares disponibilizados pelas companhias, corretoras e pela B3 (denominado “área logada”) provavelmente já devem trazer essa segregação.

O programa do IRPF 2022 apresenta uma divisão por grupos na ficha “Bens e Direitos”. Assim, investimentos em quotas ou ações de empresas no Brasil ou no exterior, Ltda ou S.As, abertas e fechadas, independentemente do percentual detido e forma de aquisição, devem ser declarados no “Grupo 03 – Participações Societárias”.

Leia mais:

No caso de ações compradas no mercado fracionário, o código é o “01 – Ações (inclusive as listadas em bolsa)”.

Ainda na ficha de “Bens e Direitos”, o contribuinte deverá identificar se as ações compradas no mercado fracionário são de titularidade própria ou de dependente. Também deve ser informado o CNPJ da empresa investida.

No campo “discriminação”, é preciso descrever:

1) a quantidade de ações detidas por lote (geralmente, entre 1 e 99 no mercado fracionário),
2) o nome da empresa investida e a corretora utilizada para a compra.

No campo situação em 31.12.2020 e 31.12.2021, deve ser informado o valor do custo de aquisição das ações, ou seja, o valor efetivamente pago por elas, incluindo comissão ou corretagem pagas.

Dividendos e juros

O programa traz ainda a possiblidade de estabelecer o link entre o respectivo “Bem e Direito” e os rendimentos gerados por ele no ano de 2021. Esse vínculo criado pelo programa facilita a forma de reportar, diminuindo as chances de erro por parte do contribuinte.

Caso o contribuinte tenha recebido dividendos ou juros sobre capital próprio das ações compradas no mercado fracionário, ele poderá declarar tais rendimentos simplesmente clicando no campo “Rendimentos associados” da ficha de “Bens e Direitos” onde estiverem declaradas as ações.

Ao incluir estas informações, automaticamente será aberta a ficha respectiva de Rendimento Isento (para dividendos) ou Rendimento Sujeito à Tributação Exclusiva/Definitiva (para JCP) para preenchimento.

Não é necessário declarar na ficha de “Bens e Direitos” o conjunto de ações de uma mesma empresa cujo valor de aquisição seja inferior a R$ 1.000,00 (mil reais).

*Tatiana Villani é sócia fundadora da Galvão Villani, Navarro e Zangiácomo Advogados. Pós-graduada em direito tributário pela FGV/SP e bacharel em direito pela PUC/SP.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Aprenda como viver de renda com dividendos de ações e conheça as campeãs em proventos dos últimos 5 anos
Compartilhe