Como declarar a venda de ações no Imposto de Renda 2025? Veja o passo a passo

Mesmo as vendas isentas e com prejuízo devem ser declaradas no Imposto de Renda

Carla Carvalho

Publicidade

Quem investe em ações precisa declarar no Imposto de Renda, além da posse do ativo, as vendas que realizou no ano passado, bem como o resultado das operações – se lucro ou prejuízo.

Para isso, o investidor precisa ter em mãos alguns documentos e conhecer as formas de tributação das ações. Confira o passo a passo que o InfoMoney montou para ajudar nesta tarefa.

Documentos para declarar a venda de ações no IR

O primeiro passo para declarar as vendas de ações no Imposto de Renda 2025 é reunir todos os informes de rendimentos e os DARFs pagos referentes às operações.

Quanto você pode economizar no IR?

As instituições financeiras costumam disponibilizar o informe de rendimentos do ano-calendário até o final de fevereiro do ano seguinte. Normalmente, os clientes acessam o documento pelo próprio aplicativo do banco ou corretora. 

Forma de tributação e alíquotas na venda de ações

A incidência do Imposto de Renda na venda de ações ocorre de duas formas: primeiro, pela alíquota “dedo-duro”; depois, o investidor precisa recolher o tributo via DARF.

Alíquota “dedo-duro”

A cada operação realizada na bolsa, as instituições financeiras recolhem automaticamente 0,005% de IR sobre o valor da venda, a título de antecipação. No caso de day trade, o percentual é de 1% sobre o lucro.

Continua depois da publicidade

Esse recolhimento simbólico serve para que a Receita Federal tome conhecimento das movimentações financeiras dos contribuintes, a fim de evitar a sonegação. Por isso, a sistemática é conhecida como “dedo-duro”. Quando o investidor for recolher o tributo devido pela operação, o valor retido é descontado do que ele deve.

Alíquotas para o pagamento do DARF

Nas operações comuns, a alíquota do IR é de 15% sobre os ganhos. Se a soma das vendas de ações e de outros ativos na bolsa ficarem abaixo de R$ 20 mil no mês, o investidor estará isento do tributo.

Já no day trade (transações que começam e terminam no mesmo dia), o percentual do IR é de 20% sobre o lucro da venda, e esse tipo de operação não possui isenção tributária.

Como declarar a venda de ações no IR 2025

Com a documentação em mãos, o próximo passo é calcular o preço médio das ações. Esse valor nada mais é do que o somatório de todas as compras de uma ação dividido pela sua quantidade total.

LEIA TAMBÉM: Como declarar ações no Imposto de Renda 2025? ATUALIZADO

No programa da Receita Federal, basta seguir os passos:

Continua depois da publicidade

Venda de ações acima do limite

Para relembrar: somente serão tributadas as vendas de ações de o somatório do valor das operações (e não do lucro) não superar R$ 20 no mês. 

Nesse caso, o contribuinte deve:

Venda de ações isentas

No caso de isenção do IR, o procedimento é o seguinte:

Continua depois da publicidade

Venda de ações com prejuízo

Quando há prejuízo na venda de ações, não há tributação. Porém, o contribuinte deve informar os valores para abater do lucro dos meses seguintes. 

Na mesma ficha “Operações Comuns / Day Trade”, basta rolar até o final da página para encontrar a seção de “Resultados”. 

Em “Resultado negativo até o mês anterior”, inserir o valor total do prejuízo acumulado nos meses anteriores.