Como aumentar o Score de Crédito? Mitos e verdades sobre o assunto

Pagamentos feitos até a data de vencimento e cadastro positivo são alguns critérios adotados para criar uma pontuação

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Score de Crédito é uma pontuação baseada no comportamento financeiro do consumidor que indica o risco maior ou menor de uma pessoa pagar seus compromissos em dia ou em um futuro próximo, em torno de 12 meses. Criado pelos birôs de crédito, normalmente, o score contribui para determinar o grau de risco de um tomador de crédito e, em geral, determinar uma percepção geral do indivíduo ou de empresas e as condições de volume, taxas e prazos para o CPF/CNPJ em questão, influenciando a concessão ou a recusa, o prazo e o patamar de juros de um empréstimo, financiamento e até cartões de crédito e aumento de limites.
Aprenda a receber até 200% acima da poupança tradicional sem abrir mão da simplicidade e da segurança

Alguns hábitos de consumo e comportamentos contribuem para vitaminar a posição das pessoas no mercado de crédito, e como consequência, também aumentar a chance de conseguir oportunidades financeiras melhores. Por outro lado, um score baixo pode dificultar e até inviabilizar os custos de um empréstimo ou financiamento.

Por mais corriqueiras que possam parecer, as contas do dia a dia quando pagas “em dia”, são dados importantes sobre a vida financeira das pessoas que podem ajudar a melhorar a percepção de bom pagador de quem vai buscar um empréstimo ou financiamento.

Continua depois da publicidade

Contas consideradas no Score

No entanto, outras providências contribuem para melhorar o posicionamento da pessoa no score de crédito.

Assim como é importante estar atento a tudo o que pode ser benéfico para conseguir uma boa pontuação no score, também há algumas providências inócuas para as quais é preciso atenção.

Alguns mitos

Quanto mais informações positivas a respeito do futuro tomador de crédito, maior a chance de ele atingir um nível mais elevado de score, o que vai fazer a diferença na hora de avaliar a concessão de crédito.

Continua depois da publicidade

No Serasa, um dos mais ativos birôs de crédito do país, o score vai de 0 a 1.000 pontos, e quanto mais próximo de 1.000, melhores as chances de a pessoa conquistar uma condição mais favorável na obtenção de crédito e financiamento.

Níveis do Score do Serasa

Alguns birôs de crédito no Brasil

Vale lembrar que o score, embora muito importante, não é o único indicador considerado pelas instituições na hora de avaliar a liberação de crédito para o solicitante. As empresas de crédito e financiamento avaliam também outras fontes de informação, como o relacionamento prévio com a instituição, entre outras bases de dados a critério de cada empresa.

(Texto produzido com auxílio de inteligência artificial. Edição: Yeska Coelho)