Dia normal

Com feriado antecipado em maio, 09 de julho será dia útil em São Paulo

O feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932 foi antecipado para maio, por isso esta quinta-feira será dia normal em São Paulo

Vista aérea da Avenida Paulista, na área central de São Paulo
Vista aérea da Avenida Paulista, na área central de São Paulo (Alexandre Schneider/Getty Images)

SÃO PAULO – Esta quinta-feira (9) seria feriado no Estado de São Paulo, já que a data relembra a Revolução Constitucionalista de 1932. O dia virou uma das datas cívicas mais importantes em São Paulo e, por isso, é comemorado como feriado estadual até hoje. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, porém, o feriado foi antecipado em todo o estado para maio, com o objetivo de aumentar o isolamento social.

A decisão, que englobou a antecipação de outros feriados, foi votada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e transferiu o feriado do dia 9 de julho para o dia 25 de maio.

Logo, esta quinta-feira será um dia útil e o funcionamento do transporte público, de bancos, do comércio, dos correios e supermercados será normal.

PUBLICIDADE

Sendo assim, estabelecimentos públicos e privados devem funcionar normalmente, sem gerar horas-extras para os empregados. Vale lembrar que ficam mantidos os protocolos de segurança e prevenção à transmissão do coronavírus, como o uso de máscaras, álcool em gel, limite de clientes por estabelecimento e horário de funcionamento restrito.

Na capital, por exemplo, lojas de rua e shopping centers têm permissão para abrir. É importante ressaltar que para saber quais setores da economia vão abrir ou fechar, é preciso que o município siga as regras de reabertura do Plano São Paulo, do governo estadual, criado por conta da pandemia. É possível consultar a situação de cada cidade no site oficial do governo do estado.

A B3, bolsa de valores brasileira, informou ainda em junho que iria funcionar normalmente na datas de 9 de julho e 20 de novembro, apesar de não ter antecipado a paralisação no ‘megaferiado’ de São Paulo. Dessa forma, o mercado financeiro brasileiro ganha dois dias a mais de negociações.

Assim como a B3, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) havia anunciado em junho que os bancos também funcionariam normalmente das datas de 9 de julho e 20 de novembro. Questionada pelo InfoMoney, a Febraban confirmou que os bancos irão funcionar normalmente no estado de São Paulo.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.