Conteúdo editorial apoiado por

Colunista InfoMoney: E tudo começou com o Bin Laden…

Quando a Al Qaeda lançou os aviões nas torres do World Trade Center, não foram apenas os edifícios que desabaram. Os juros também foram para o chão
Quando a Al Qaeda lançou os aviões nas torres do World Trade Center, não foram apenas os edifícios que desabaram. Os juros também foram para o chão. Como uma medida para estimular a economia americana, o Fed (Federal Reserve) começou a reduzir violenta e sucessivamente a taxa básica de juro até chegar a 1% ao ano, em junho de 2003. Nesse momento, com a taxa baixa e a economia disparando outra vez, os bancos começaram a buscar lucros maiores, emprestando cada vez mais e financiando imóveis até para clientes que não tinham um bom histórico de crédito.

Publicidade

Essas hipotecas de alto risco são as tais subprime, que estão na origem da crise financeira atual, porque os créditos imobiliários nos Estados Unidos são geralmente securitizados – os bancos de investimento adquirem os direitos de receber os pagamentos das hipotecas no futuro, transformando-os em “ativos recebíveis”. Esses “ativos”, por sua vez, passam a lastrear operações financeiras estruturadas, que atraem investidores em todo o mundo.

Em junho de 2004, os norte-americanos continuavam a caçar, sem sucesso, Osama Bin Laden. Enquanto isso, naquele mês, os juros voltaram a subir, pois a preocupação do Fed se deslocara para o combate à inflação. Exatamente dois anos depois, em junho de 2006, a taxa atingiu 5,25% ao ano, um patamar que seria mantido até agosto de 2007. Entretanto, quem acompanhou essa subida foi a inadimplência dos mutuários: os financiamentos tinham taxa pós-fixada e as prestações ficaram altas demais.

“O Brasil está preparado como nunca para enfrentar a crise”

Os bancos logo acusaram o golpe: reduziram a oferta de crédito em geral, inclusive para os clientes com bom histórico. Resultado: o preço dos imóveis veio abaixo. Como os norte-americanos estavam acostumados a refinanciar suas hipotecas para usar o dinheiro no consumo, a união da falta de crédito com o preço baixo dos imóveis foi sentida como um freio na economia do país, com impactos em todo o mundo.

Em fevereiro de 2007, o primeiro grande sinal de alerta: o HSBC foi o primeiro banco de grande porte a anunciar um prejuízo maior do que esperado. O motivo: aumento da inadimplência. Em abril, o New Century Financial, uma das maiores instituições financeiras norte-americanas envolvidas com hipotecas subprime, pediu concordata e cortou 54% da sua força de trabalho.

Em sua caverna na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, Bin Laden certamente estava esfregando as mãos. Em nosso hemisfério, porém, o Fed começou a reagir. Em 18 de setembro de 2007 começou a reduzir a taxa básica de juros, além de anunciar empréstimos diretos aos bancos de investimento e a aceitação de seguros lastreados em hipotecas como garantia de financiamento. De setembro de 2007 a abril de 2008, foram sete cortes seguidos, reduzindo a taxa dos 5,25% para 2%. O problema era que a crise já estava instalada: bancos e instituições de créditos começaram a desabar como as torres do WTC.

Northern Rock (nacionalizado pelo Banco da Inglaterra), Bear Stearns (adquirido pelo JPMorgan Chase, IndyMac (em intervenção), Fannie Mae e Freddie Mac (nacionalizados pelo Tesouro norte-americano) e outras instituições foram ficando pelo caminho. Finalmente, em 15 de setembro, o Lehman Brothers pede concordata. No mesmo dia, o Merrill Lynch é vendido para o Bank of America. E as bolsas de todo o mundo despencam.

Continua depois da publicidade

O dia seguinte deve ter sido de festa para Bin Laden. E de correria para o Fed, que teve de emprestar US$ 85 bilhões à seguradora AIG. Nem isso impediu o mercado de continuar ladeira abaixo, mas três dias depois, em 19 de setembro, o governo dos EUA anunciou que tomaria medidas de emergência. O esboço de um plano de ajuda falava em centenas de bilhões de dólares. Insuficientes, segundo alguns analistas, mas o bastante para fazer renascer a euforia nas bolsas: a Bovespa teve alta de 9,57%, a maior desde 15 de janeiro de 1999, a Bolsa de Paris cresceu 9,27% e a de Nova York, 3,35%.

O plano foi enviado para o Congresso em 20 de setembro, prevendo autonomia para o Tesouro comprar até US$ 700 bilhões em créditos podres de bancos. Na sequência, outros acontecimentos impactantes: os bancos de investimento Goldman Sachs e Morgan Stanley viram bancos comerciais, para ter acesso a empréstimos, em troca de maior fiscalização do Fed.

No Brasil, um sinal de que talvez a crise não passe em brancas nuvens veio em 25 de setembro: o nosso mercado foi surpreendido com o anúncio de que a Sadia e Aracruz tiveram pesados prejuízos no mercado de câmbio. No dia seguinte, as ações dessas empresas caíram 35,48% e 16,81%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

No dia 28 de setembro, democratas e republicanos anunciaram que haviam chegado a um consenso sobre o plano enviado pelo governo norte-americano, incluindo liberação parcelada dos recursos e limitação da distribuição de bônus a executivos. Mas era bom demais para ser verdade. No dia seguinte, ao contrário do que todos esperavam, o plano foi rejeitado na Câmara dos Representantes. 205 votos a favor e 228 votos contra, a maioria de republicanos, isto é, do partido do governo de George Bush. Nem Bin Laden previra isso.

E agora? Bem, não vamos deixar Bin Laden ganhar mais essa. Sem dúvida, estamos no meio de uma crise de enormes proporções, mas o Brasil está preparado como nunca para enfrentá-la. Os dados do PIB do segundo semestre apontam para um crescimento robusto e, principalmente, calcado no consumo interno. O nível de formalização da economia, com o aumento do número de trabalhadores com carteira assinada, é histórico, criando uma forte trava anti-cíclica e evitando uma queda muito abrupta do nível de atividade em caso de recessão mundial. Não dependemos tanto dos Estados Unidos e da Europa quanto antes. Novos mercados no Oriente Médio, América do Sul e Ásia, em especial a China, criaram um leque de parceiros comerciais que podem ser muito úteis nesses tempos difíceis.

Os resultados expressivos no saldo comercial proporcionaram a construção de uma reserva inédita de US$ 200 bilhões, que funciona como uma espécie de escudo contra movimentos abruptos, e em especial especulativos, dos capitais mundiais.

Continua depois da publicidade

Ou seja, não temos receio de continuar desejando a vocês bons negócios – e um bom Brasil para todos!

Marcelo Smarrito é diretor de Varejo da corretora Gradual, autor do livro “Desmistificando A Bolsa de Valores” e escreve mensalmente na InfoMoney, às sextas-feiras.
marcelo.smarrito@infomoney.com.br