Clientes do Amapá e Maranhão são os que mais passam cheque sem fundo

Segundo a Serasa, do total de folhas, 9,75% e 9,43% voltaram nesses estados, ficando acima da média nacional, de 2,19%

Publicidade

SÃO PAULO – Consumidores dos estados do Amapá e Maranhão estão, mais uma vez, no topo da lista quando o assunto é cheque devolvido por insuficiência de fundos. Por outro lado, São Paulo está na última posição do ranking, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos referente aos primeiros dez meses de 2009, divulgado nesta quarta-feira (18).

O estudo revela que, nas unidades federativas que aparecem em primeiro e segundo lugares no ranking, o índice de cheques devolvidos entre os compensados chegou a 9,75% e 9,43%, respectivamente. Já os paulistas devolveram 1,69% do total de cheques passados.

Acima e abaixo da média
Ao todo, de janeiro a outubro, 21 estados e o Distrito Federal tiveram índice de devolução de cheques acima da média nacional, que foi de 2,19%.

Ficaram abaixo do índice nacional as seguintes localidades: Minas Gerais (2,05%), Paraná (2%), Santa Catarina (1,90%), Rio de Janeiro (1,76%) e São Paulo (1,69%).

Por regiões
Ainda considerando os primeiros dez meses do ano, a Região Norte é aquela onde há maior índice de não-compensação de folhas por insuficiência de fundos: 4,98% dos cheques emitidos foram devolvidos. Em seguida aparecem Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, de acordo com a tabela abaixo:

Porcentual da Cheques devolvidos
Região Jan a outubro
Norte 4,98%
Nordeste 3,71%
Centro-Oeste 2,93%
Sul 2,10%
Sudeste 1,80%

Fonte: Serasa Experian