Conteúdo editorial apoiado por

Citi reduz projeções de lucro à Vale em 2009, mas reforça recomendação de compra

Vendas de aço deverão ser as menores dos últimos 40 anos; mas equipe elogia Vale, que 'tem tudo para ganhar market share'

Publicidade

SÃO PAULO – Frente à desaceleração econômica mundial e, por extensão, seu impacto sobre o setor minerador, os analistas do Citi reduziram suas projeções de lucro por ação da Vale (VALE5, VALE3) em 2009, em relatório elaborado nesta quinta-feira (4).

A equipe acredita que as vendas de minério de ferro reportem uma queda de 15% em 2009, projeção esta calculada como a média de um declínio de 20% esperado para os primeiros seis meses e de 10% no segundo semestre do ano que vem. Se confirmados, os números representarão o pior desempenho anual para o mercado global de aço dos últimos 40 anos.

Para este último trimestre de 2008, as perspectivas do Citi são ainda mais pessimistas, ditando uma queda de 30% na produção global de aço. E como resultado de menores vendas e menor produção, o preço do minério de ferro também deve cair: 20%. No entanto, “acreditamos que um reajuste dramático seja improvável”, arriscam os analistas.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

Reflexo de tal leitura, a equipe do Citi achou por bem reduzir suas projeções de lucro por ADR (American Depositary Receipt) da Vale no ano que vem em 4%. Antes estabelecida em R$ 1,95, a expectativa do banco agora é de que a mineradora lucre em 2009 R$ 1,86 por cada papel.

Recomendação de compra reforçada

Entretanto, projeções de lucros menores não implicam recomendação negativa aos papéis da companhia, que, pelo contrário, seguem recebendo uma sugestão de “compra” pela equipe do Citi. “A Vale é um dos nomes mais seguros no setor de mineração dado seus sólidos balanços e baixos custos operacionais”, elogia a equipe.

Para o Citi, ainda que 2009 tenha tudo para ser um ano turbulento ao setor como um todo, a Vale “está bem posicionada para ganhar market share de seus fracos competidores”. Por falar em competição, os múltiplos dos papéis da Vale encontram-se mais atrativos do que os de sua maior rival, a australiana BHP Billiton.