Publicidade
SÃO PAULO – A nova lei antifumo, que proíbe a prática em ambientes fechados de uso coletivo, é aprovada pela maioria da população paulista (88%). O dado faz parte de uma pesquisa telefônica do Governo do Estado de São Paulo, realizada no mês de abril, com 1.000 entrevistados.
Além da aprovação dos cidadãos, a pesquisa comprovou que outros 83% conhecem as doenças causadas pelo fumo. E mais, esse conhecimento implica diretamente em outra resposta: 66% creem que os que não fumam têm a saúde tão prejudicada quanto os fumantes.
A Lei 577/2008 foi sancionada, na última quinta (07), pelo governador José Serra. Os estabelecimentos têm 90 dias para se adaptar às novas regras.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Apenas 1% apoia a liberação do fumo
Enquanto 55% dos entrevistados não toleram fumantes em ambientes fechados, 11% disseram não se incomodar com essa prática e apenas 1% acredita que o fumo deveria ser totalmente liberado em ambientes fechados.
A pesquisa ainda mostrou que a proposta foi bem divulgada, já que 86% dos paulistas tinham conhecimento da aprovação da Lei. Além disso, 90% declarou que Serra sancionou a nova medida com o objetivo de preservar a saúde da população.
Movimento mundial
O estado de São Paulo acaba com os fumódromos e se alinha às tendências internacionais de combate aos males causados pelo tabagismo, especialmente em relação ao fumo passivo.
Continua depois da publicidade
Cidades como Paris, Nova York e Buenos Aires já adotaram medidas similares de restrição ao fumo para promoção de ambientes livres da poluição da fumaça do cigarro.
Fumantes não sofrerão penalidades
As sanções para aqueles que desrespeitarem a Lei poderão ser aplicadas pela Vigilância Sanitária e o Procon, atingindo exclusivamente os estabelecimentos, já que não haverá fiscalização e nem penalidade aos fumantes.
Afinal, são os responsáveis pelos estabelecimentos que deverão advertir os fumantes e afixar avisos sobre a proibição em locais visíveis.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde irá criar um canal para denúncias da população sobre locais que infringirem a legislação.