Publicidade
SÃO PAULO – A inadimplência com cheques registrou, em julho deste ano, um crescimento de 11% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 22,1 devoluções a cada mil compensações. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (19) pela Serasa.
No mês passado, foram devolvidos 2,31 milhões de cheques e 104,52 milhões foram compensados. Em julho do ano passado, 2,36 milhões retornaram, enquanto que 118,46 milhões foram compensados.
Por outro lado, o índice, frente ao sexto mês do ano, cresceu 9,4%, já que em junho foram 20,2 cheques devolvidos a cada mil compensados.
Acumulado
Nos sete primeiros meses deste ano, o índice de inadimplência aumentou 14,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 22,9 cheques devolvidos a cada mil compensados.
De janeiro a julho deste ano, foram devolvidos 16,57 milhões de cheques e 723,21 milhões foram compensados.
Inadimplência
Para os técnicos da Serasa, o impacto maior na inadimplência em julho, na comparação com junho, ocorreu devido ao Dia dos Namorados, cujos presentes foram financiados com cheque pré-datado.
Continua depois da publicidade
As compras de inverno também ajudaram a elevar o índice, assim como os maiores gastos nas férias com viagens domésticas, em detrimento para o exterior com maior incidência de gripe A. O maior número de dias úteis no mês passado (23), frente a junho (21), também ajudou a elevar o índice.
Já na relação ao acumulado do ano, a elevação da inadimplência também se deve a conjuntura econômica e a condição financeira do consumidor. Em 2008, lembram, o País crescia, assim como as taxas de empregabilidade, renda e crédito. Com a crise, houve piora desse quadro.
Além disso, a utilização “não criteriosa” do pré-datado também elevou o número de cheques devolvidos no mês passado.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro