Publicidade
SÃO PAULO – As empresas de telefonia celular TIM, CTBC (Triângulo Celular), Brasil Telecom e Oi foram as líderes de reclamações dos consumidores no mês de dezembro do ano passado, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
De 1º a 31 de dezembro, o índice de reclamações das empresas na Central de atendimento da Anatel foi de 0,499 (a cada mil assinantes) para a CTBC, 0,450 para a TIM, 0,329 para a Brasil Telecom e 0,285 para a Oi.
Ranking
Entre novembro e dezembro, CTBC e Claro registraram aumento no índice de reclamações.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Já em um ano, o indicador subiu para a TIM, Oi, Triângulo Celular (CTBC), Telemig Celular e Amazônia Celular. Na tabela a seguir, é possível conferir os indicadores de dezembro de 2006, novembro e dezembro do ano passado:
| Reclamações a cada mil assinantes | |||
| Operadora | Dezembro 2006 | Novembro 2007 | Dezembro 2007 |
| Brasil Telecom | 0,420 | 0,394 | 0,329 |
| TIM | 0,347 | 0,471 | 0,450 |
| Oi Celular | 0,199 | 0,379 | 0,285 |
| Telemig Celular | 0,209 | 0,299 | 0,277 |
| Triângulo Celular (CTBC) | 0,295 | 0,437 | 0,499 |
| Vivo | 0,359 | 0,232 | 0,198 |
| Claro | 0,198 | 0,142 | 0,145 |
| Amazônia Celular | 0,064 | 0,104 | 0,084 |
| Sercomtel Celular | 0,011 | 0,027 | zero |
Fonte: Anatel
Telefonia fixa
No mês de dezembro de 2007, a Embratel foi a líder de reclamações dos consumidores entre as operadoras de telefonia fixa na modalidade local, com índice de 1,226 a cada mil assinantes. GVT e Telefônica vieram em seguida, com 0,765 e 0,762, nesta ordem.
Continua depois da publicidade
Já na modalidade de longa distância nacional, a Intelig ficou com o primeiro lugar do ranking, com índice de reclamações de 0,070, seguida da GVT (0,061) e da Telefônica (0,047).