Celulares: CTBC, TIM e Brasil Telecom são líderes de reclamações em dezembro

Índice das empresas a cada mil assinantes, na Central de atendimento da Anatel, foi de 0,499, 0,450 e 0,329, na ordem

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas de telefonia celular TIM, CTBC (Triângulo Celular), Brasil Telecom e Oi foram as líderes de reclamações dos consumidores no mês de dezembro do ano passado, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

De 1º a 31 de dezembro, o índice de reclamações das empresas na Central de atendimento da Anatel foi de 0,499 (a cada mil assinantes) para a CTBC, 0,450 para a TIM, 0,329 para a Brasil Telecom e 0,285 para a Oi.

Ranking

Entre novembro e dezembro, CTBC e Claro registraram aumento no índice de reclamações.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Já em um ano, o indicador subiu para a TIM, Oi, Triângulo Celular (CTBC), Telemig Celular e Amazônia Celular. Na tabela a seguir, é possível conferir os indicadores de dezembro de 2006, novembro e dezembro do ano passado:

Reclamações a cada mil assinantes
Operadora Dezembro 2006 Novembro 2007 Dezembro 2007
Brasil Telecom 0,420 0,394 0,329
TIM 0,347 0,471 0,450
Oi Celular 0,199 0,379 0,285
Telemig Celular 0,209 0,299 0,277
Triângulo Celular (CTBC) 0,295 0,437 0,499
Vivo 0,359 0,232 0,198
Claro 0,198 0,142 0,145
Amazônia Celular 0,064 0,104 0,084
Sercomtel Celular 0,011 0,027 zero

Fonte: Anatel

Telefonia fixa

No mês de dezembro de 2007, a Embratel foi a líder de reclamações dos consumidores entre as operadoras de telefonia fixa na modalidade local, com índice de 1,226 a cada mil assinantes. GVT e Telefônica vieram em seguida, com 0,765 e 0,762, nesta ordem.

Continua depois da publicidade

Já na modalidade de longa distância nacional, a Intelig ficou com o primeiro lugar do ranking, com índice de reclamações de 0,070, seguida da GVT (0,061) e da Telefônica (0,047).